O presidente do Sindicato dos Médicos da Paraíba (SIMED-PB), Dr. Tarcísio Campos, e o vice-presidente, Dr. Jocemir Paulino da Silva Junior, participaram, na última quinta-feira (21/03), de uma reunião extraordinária do Conselho Municipal de Saúde de João Pessoa.
Além dos representantes de entidades que integram o CMS/JP, a reunião contou com a presença do Secretário de Saúde de João Pessoa, Dr. Luiz Ferreira.
Durante a reunião foi apresentada uma pauta, solicitada pela Prefeitura de João Pessoa, para que fossem aprovadas as complementações que hoje são pagas pelos serviços que são oferecidos pelo SUS. O pedido foi aprovado por unanimidade.
O vice-presidente, que é o titular do SIMED-PB no Conselho Municipal de Saúde, fez referência aos valores pagos nas tabelas de complementação e que é necessário que haja transparência em todo processo.
Durante a reunião, o presidente do SIMED-PB levantou a necessidade da instalação de uma comissão para discutir o PCCR da saúde. O secretário de saúde anunciou que vai nomear, na próxima semana, uma pessoa para a comissão e pediu que as entidades apresentassem os representantes, inclusive com a participação do próprio Conselho Municipal de Saúde. “O PCCR é uma reivindicação antiga da categoria médica de todos os profissionais de saúde que compõem a secretaria do município”, afirmou Dr. Tarcísio.
Ainda durante a reunião extraordinária, foi discutido sobre a realização da Conferência da Gestão do Trabalho. O ex-presidente do Sindicato dos Médicos da Paraíba, e atual diretor, Dr. Márnio Costa, vai representar a entidade na Coordenação das Mesas.
O Conselho Municipal de Saúde tem como principal função propor diretrizes das políticas públicas e fiscalização, controlar e deliberar sobre tais políticas. Muitas vezes, é o Conselho Municipal que aprovará uma lei ou ação que o município queira tomar sobre determinado assunto.