Secretária de Saúde recebe documento com todas as decisões
O Sindicato dos Médicos da Paraíba entregou, no último dia 12, um ofício à secretária de saúde de Bayeux, Rosiene Sarinho, com todas as decisões tomadas durante Assembleia Geral Extraordinária realizada pelo sindicato com os médicos da cidade de Bayeux, no dia 11/01.
Os profissionais decidiram, por unanimidade, após as explicações feitas pela secretária de Saúde que também participou da AGE, que não aceitam a contratação nem o pagamento dos seus salários por intermédio da empresa I2 Serviços de Saúde LTDA. Eles entenderam que perderiam direitos, a exemplo de férias, 13º salário, auxílios por incapacidade temporária, entre outros. Outro problema seria o risco de inadimplência e também a falta de segurança fiscal e jurídica.
Durante a AGE foi decidido ainda que o município de Bayeux deve continuar como único responsável pela gestão da categoria que atua no serviço público, seja na questão de contratação, no pagamento dos salários e no cumprimento dos direitos previstos em lei.
Em ato contínuo, os médicos aprovaram, por unanimidade, que o município de Bayeux deve obrigatoriamente pagar o salário dos médicos referente ao mês de dezembro de 2023 até o dia 15/01/2024 (segunda-feira), sob pena de ser deflagrada uma paralisação dos serviços de saúde por prazo indeterminado após 72h da entrega do ofício. A paralisação inclui os serviços médicos não urgentes, a exemplo da atenção básica, dos serviços ambulatoriais e das cirurgias eletivas.
Por fim foi aprovada, também por unanimidade, a necessidade do município apresentar um calendário de pagamento dos salários do exercício de 2024, demonstrando assim o compromisso com a saúde pública e com seus servidores.
A diretoria do SIMED-PB espera que a gestão municipal de Bayeux compreenda o que está sendo apresentado e tome todas as medidas apontadas pela categoria. Mais uma vez, o sindicato se coloca à disposição para qualquer tipo de esclarecimento.