O ano de 2024 marca os 95 anos do primeiro hospital israelita no Brasil. Trata-se do Hospital Leonardo Cohen, localizado em Quatro Irmãos, e que esteve ativo entre 1929 e 1961. Para marcar a data e a transformação da Casa de Saúde em Museu, será realizada, em 14 de março de 2024, na cidade de Erechim, no Rio Grande do Sul, a I Jornada Médica Internacional Leonardo Cohen, uma iniciativa que visa explorar os avanços e desafios da medicina privada e pública no Brasil. O evento, sediado no Centro Cultural 25 de Julho, terá o Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) como apoiador.
A Jornada reunirá renomados palestrantes brasileiros e internacionais, destacando a presença do presidente da Fiocruz, Mário Moreira; o cirurgião do Sheba Medical Center Israel, Milton Saute; o vice-presidente de Inovação do Hospital Israelita Albert Einstein, Fernando Bacal; o geneticista Salmo Raskin, e o presidente do Simers, Marcos Rovinski, entre outros.
O evento abordará temas de relevância no cenário da saúde, como cirurgia robótica, gestão de hospitais públicos, cardiologia do esporte, transplante de pulmão, novos desafios de vacinação, toxoplasmose, medtechs israelenses, entre outros. A programação será uma oportunidade para profissionais de saúde do Alto Uruguai e do Brasil atualizarem-se sobre as últimas tendências e compartilharem experiências.
Coragem e dedicação
“Esta Jornada representa não apenas um marco na história da medicina na região, mas também uma homenagem à coragem e dedicação dos pioneiros que estabeleceram o Hospital Israelita Leonardo Cohen, consolidando seu legado no avanço da medicina”, enfatiza Rovinski.
A I Jornada Médica Internacional tem uma dimensão social significativa, pois todos os recursos financeiros arrecadados serão destinados à conservação e recuperação do prédio de madeira do antigo Hospital Leonardo Cohen, atualmente abrigando o Memorial da Imigração. A instituição foi uma iniciativa da Jewish Colonization Association, fundada pelo Barão Hirsch, que trouxe milhares de famílias judias para o leste do Uruguai gaúcho. Dirigido por médicos europeus, o hospital oferecia atendimento gratuito a toda a comunidade.
A Jornada Médica Internacional é uma realização conjunta do Polo de Turismo Histórico Judaico de Quatro Irmãos e Região; da Prefeitura Municipal de Erechim; da AMAU – Associação dos Municípios do Alto Uruguai; da Prefeitura Municipal de Quatro Irmãos; do Instituto Cultural Judaico Marc Chagall, com apoio da URI – Universidade em Erechim.
INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES