A I Jornada Médica Internacional Leonardo Cohen, que será realizada no município de Erechim, no Alto Uruguai, em 14 de março de 2024, contará com médicos de prestígio mundial. Eles trarão suas experiências, com visão pública e privada, global e local para o evento, que também servirá para homenagear à Memória do primeiro Hospital Israelita do Brasil, Leonardo Cohen, que existiu por mais de 40 anos na antiga Colônia Judaica de Quatro Irmãos e que se transformará em museu.
A jornada abordará temas de relevância no cenário da saúde, como cirurgia robótica, gestão de hospitais públicos, cardiologia do esporte, transplante de pulmão, novos desafios de vacinação, toxoplasmose, medtechs israelenses, entre outros. A programação será uma oportunidade para profissionais de saúde do Alto Uruguai e do Brasil atualizarem-se sobre as últimas tendências e compartilharem experiências.
O ano de 2024 marca os 95 anos do Hospital Leonardo Cohen, primeiro hospital israelita no Brasil. O evento, que será sediado no Centro Cultural 25 de Julho, é uma realização do Polo de Turismo Histórico Judaico de Quatro Irmãos e Região, Instituto Cultural Judaico Marc Chagall, Prefeitura de Erechim, e AMAU – Associação dos Municípios do Alto Uruguai, com parcerias da URI Erechim, Prefeitura de Quatro Irmãos e Federação Israelita do Rio Grande do Sul e conta com apoio do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers).
Participam da I Jornada Médica Internacional Leonardo Cohen renomados palestrantes, destacando a presença do presidente da Fiocruz, Mário Moreira; do cirurgião do Sheba Medical Center Israel, Milton Saute; o vice-presidente de Inovação do Hospital Israelita Albert Einstein, Fernando Bacal; o geneticista Salmo Raskin, e o presidente do Simers, Marcos Rovinski, entre outros.
Palestrantes
Foto: Elson Sempé Pedroso
• Leandro Ioschpe Zimerman: possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1987), mestrado em Ciências da Saúde: Cardiologia e Ciências Cardiovasculares pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1993) e doutorado em Ciências da Saúde: Cardiologia e Ciências Cardiovasculares pela UFRGS/Duke University (NC/USA) (1996). Especialista em Arritmias Cardíacas com formação na Duke University (NC/USA). Ex-presidente da Sociedade de Cardiologia do Rio Grande do Sul, e membro do Conselho Deliberativo. Ex-presidente da Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas, e membro do Conselho Deliberativo. Professor Associado da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Fellow do American College of Cardiology (FACC) e da European Society of Cardiology (FESC). Responsável pelo Setor de Arritmias Cardíacas do Hospital Moinhos de Vento e do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, e do Hospital Tacchini de Bento Gonçalves. Ex-presidente do Comitê de Ética e Defesa Profissional da Sociedade Brasileira de Cardiologia. Diretor de Pesquisa da Sociedade Brasileira de Cardiologia 2016-2017.
Foto: Fiocruz/Divulgação
• Mário Moreira: Doutor em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Paraná – UFPR (2018), com estágio doutoral no Centro de Estudos Sociais – CES da Universidade de Coimbra em Portugal (2015/16). Mestre em Gestão da Inovação e Tecnologia pela Sussex University no Reino Unido (2005), Mestre em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca ENSP Fiocruz (2003). Especializado em Marketing pela COPPEAD/UFRJ, MBA (1997). Especializado em Gestão Pública pela Escola Brasileira de Administração Pública FGV (1993). Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Gama Filho (1986). Atuou em vários cargos gerenciais (finanças, orçamento, planejamento) e em assessoria de direção no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística IBGE (1982/94). Na Fiocruz (1994 atual) no cargo de Analista de Gestão em Saúde, atuou em cargos de gerência e direção do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos Bio-Manguinhos, atuou na direção (vice-diretor de gestão e desenvolvimento institucional) do Instituto Carlos Chagas e principal executivo do Instituto de Biologia Molecular do Paraná. Atualmente é presidente da FIOCRUZ – Fundação Oswaldo Cruz. Possui ampla experiência na área de Gestão e Desenvolvimento Institucional, atuando principalmente sobre gestão pública, desenvolvimento tecnológico e inovação em produtos para saúde, gestão de tecnologia e inovação, transferência de tecnologia.
Foto: Daniela Kresch/Divulgação
• Milton Saute: Formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), o médico nasceu em Porto Alegre, fez residência no Hospital das Clínicas de sua cidade natal e no Sanatório da Curicica, no Rio de Janeiro. Há 30 anos, se mudou para Israel com a família por um motivo: a fé judaica. Desde o ano 2000, o Dr. Saute dirige o Departamento de Cirurgia Pulmonar do Beilinson, que desenvolveu quase do zero. Já havia transplantes de pulmão no hospital desde 1997, mas apenas 10 em três anos e com uma mortalidade bem elevada. A chegada do médico brasileiro mudou esse quadro. Dois anos depois, o hospital passou a ser o único centro de transplantes de pulmão do país, com uma taxa de sucesso acima da média. Hoje, o Hospital Beilinson é referência internacional, realizando uma média de 55 transplantes por ano. O cirurgião, especialista em transplantes de pulmão, atua no Sheba Medical Centre em Israel e no Canada’s Toronto General Hospital.
• Marcos Rovinski: possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em 1975. Em 1976, fez residência médica em Medicina Interna no Hospital Nossa Senhora da Conceição e, nos anos de 1977 e 1978, em Endocrinologia na Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. Atua em consultório e nos hospitais Ernesto Dornelles e Mãe de Deus. Foi também um dos criadores da Associação Gaúcha de Peritos Médicos-Legistas, Odonto-Legistas e Químicos-Toxicologistas (depois transformada em Agapel), sendo seu primeiro presidente. Em 1997, por ocasião da aprovação da Lei Complementar que criava oficialmente o IGP, foi nomeado diretor do recém-renomeado Departamento Médico-Legal (DML), sendo Diretor também de 2003 a 2006 e 2011 a 2012, quando se aposentou. Foi secretário-geral do Sindicato Médico do RS em 2019, vice-presidente em 2020-2021 e, atualmente, é presidente da entidade médica.
• Fernando Bacal: possui graduação em Medicina pela Universidade de Santo Amaro UNISA (1989), Doutorado em Cardiologia (1999) e Livre Docente (2005) em Cardiologia pela Faculdade de Medicina da USP. Residência em Cardiologia no Instituto do Coração (InCor), HC, FMUSP (1991-1992); Residência em Clínica Médica no Hospital das Clínicas da FMUSP (1990). Doutorado em Cardiologia pela USP (1999); Diretor da Unidade Clínica de Transplante Cardíaco do InCor – HC-FMUSP e Vice-presidente de Pesquisa e Inovação do Hospital Israelita Albert Einstein. Coordenador do Programa de Insuficiência Cardíaca e Transplante do Hospital Albert Einstein; Professor de Medicina Interna da Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Hospital Albert Einstein; Professor Livre Docente em Cardiologia pela USP (2005). Participa como revisor ou membro de corpo editorial da Transplantation, American Journal of Transplantation, Brazilian Journal of Medical and Biological Research, Clinics, Arquivos Brasileiros de Cardiologia e Revista da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo.
• Jacó Lavinsky: possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Santa Catarina. Pós-Graduação Sensu Stricto – Doutorado obtido em Curso de Pós-Graduação, doutor em Oftalmologia, título obtido pela coleção de créditos e defesa de tese sob o “Uveíte experimental com vírus do herpes simples (VHS I) em cobaias: estudo clínico e imunológico”, onde obteve de banca examinadora nota 10. Diretor Médico do Instituto de Oftalmologia Lavinsky. Professor Titular no Departamento de Oftalmologia e Otorrinolaringologia da Faculdade de Medicina UFRGS; Professor da Atividade de Extensão Universitária “Programa de Educação Médica Continuada, e atualização em Oftalmologia para Especialistas”, FAMED/UFRGS. Professor do Curso de Oftalmologia para o Médico Geral. Foi presidente do Conselho Brasileiro de Oftalmologia.
• Adriana Elisa Wilk: possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Pelotas (1998) e Residência Médica em Cancerologia Clínica pelo Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Maria (2001). Atua como Oncologista Clínica na Clínica de Oncologia Onkós LTDA, no Hospital de Caridade de Erechim e na Fundação Hospitalar Santa Terezinha Erechim. Tem experiência na área de Medicina Interna – Clínica Médica. Mestra em Educação pelo PPGEdu – URI Frederico Westphalen (diploma emitido em 07/03/2022). Membro associada da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica – SBOC desde 2002. Membro associada da Academia Nacional de Cuidados Paliativos – ANCP desde 2016. Professora titular concursada da URICER- Faculdade de Medicina departamento de Ciências da Saúde desde 03/2019
• André Berger: possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001). Internato (2000-2001), Residência Médica em Cirurgia Geral (2002-2004) e Residência Médica em Urologia (2004-2007) pelo Hospital das Clínicas de Porto Alegre. Especialização em Advanced Laparoscopic and Robotic Urologic Surgery (2007-2009) – Cleveland Clinic Foundation (EUA). Especialização em Advanced Laproscopic and Robotic Urologic Surgery (2009-2010) – University of Southern California (EUA). Mestrado em Cirurgia Urológica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010). Atualmente é Professor Assistente da University of Southern California, Los Angeles, California. Membr: Endourological Society, American Urological Association e Sociedade Brasileira de Urologia. Revisor dos periódicos: BMC Urology, The Journal of Urology, Jornal Brasileiro de Urologia, Journal of Endourology e European Urology. Possui 43 artigos publicados em periódicos; 150 trabalhos em anais de eventos e apresentações de trabalhos e 25 participações em eventos científicos nacionais e internacionais. Área de atuação: Cirurgia Urológica Minimamente Invasiva e Oncologia Urológica. CRM: 26450. Medical Licensure Number (EUA): A123661. No Brasil, é coordenador do Núcleo de Robótica do Hospital Moinhos de Vento (HMV), em Porto Alegre. Também é Coordenador Nacional de Uro – Oncologia do Grupo Oncoclínicas. Contribuiu no desenvolvimento dos programas dos hospitais da Rede D’Or, em São Paulo, Rio de Janeiro, e Recife, além de dar suporte em Curitiba e Londrina.
• Salmo Raskin: possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Paraná (UFPR – 1987), especialização em Pediatria pela UFPR (1988-1989) e em Genética Médica pela Universidade de Vanderbilt, Nashville, Tennessee, EUA (1990-1993). Mestrado em Genética pela Universidade Federal do Paraná (1994-1997) e migrou para Doutorado em Genética também pela Universidade Federal do Paraná (1998-2002). É diretor do Centro de Aconselhamento e Laboratório Genetika, em Curitiba. Atualmente é membro titular da Sociedade Brasileira de Genética Médica, Presidente Científico do Departamento de Genética da Sociedade Brasileira de Pediatria. Foi Presidente por dois mandatos da Sociedade Brasileira de Genética Médica. Médico geneticista do Hospital do Trabalhador/CAIF e do Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG). Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Genética Molecular e Genética Médica, atuando principalmente nos seguintes temas: diagnóstico molecular e clínico de doenças genéticas.
• Sergio Simon: possui graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (1973), internato em Medicina Interna no Mount Sinai Medical Center (Miami Beach, Fla), residência em Medicina Interna no Mount Sinai Medical Center (Miami Beach, Fla), fellowhip em Hematologia na Rutgers University (New Brunswick, NJ) e fellowship em Oncologia Clínica no Memorial Sloan Kettering Cancer Center (New York, NY). Tem Doutorado em Medicina pela Universidade de São Paulo (2003). É autor de várias publicações nacionais e internacionais, bem como de livros e capítulos de livros. Atualmente é oncologista do Hospital Israelita Albert Einstein, onde dirige o Programa de Residência Médica em Cancerologia Clínica e o Programa de Pós-Graduação em Oncologia Clínica. É diretor do Centro Paulista de Oncologia (CPO) e diretor-presidente do Grupo Brasileiro de Estudos Clínicos em Câncer de Mama (GBECAM).
Foto: Alina Souza/Correio do Povo
• Nadine Claussel: possui graduação em Medicina pela Fundação Faculdade Federal de Ciências Médicas de Porto Alegre (1981), seguida de residência médica em Medicina Interna no Hospital de Clínicas de Porto Alegre de 1981-1984. Realizou mestrado em cardiologia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1989). Concluiu o doutorado em Cardiologia e Ciências Cardiovasculares na University of Toronto/Canadá (1993) com bolsa CAPES seguido de Pós-doutorado na mesma instituição com foco em pesquisa em mecanismos imunoinflamatórios na insuficiência cardíaca com Fellowship da Heart and Stroke Foundation of Ontorio/Canadá. Admitida em 1997 por concurso público como professora adjunta da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, atualmente é professora titular por concurso público. Desde 2002 no CNPq o grupo de pesquisa, Aspectos patogênicos e clínicos envolvidos na progressão da insuficiência cardíaca sob sua liderança. Com linhas de pesquisa em insuficiência cardíaca, inflamação e seus aspectos patogênicos, seus projetos envolvendo pesquisa aplicada, bancada e experimentação animal transitam na área de Pesquisa Translacional com enfoque fisiopatogênico, diagnóstico e terapêutico dos pacientes com insuficiência cardíaca. Também foi coordenadora do PPG Cardiologia e Ciências Cardiovasculares da UFRGS (Conceito 6 CAPES) durante seis anos. Entre 2004 e 2012 coordenou o Grupo de Pesquisa e Pós-Graduação do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), exercendo a liderança gerencial em pesquisa da Instituição. Sob sua liderança o HCPA foi contemplado no Edital DECIT/FINEP para a Rede Nacional de Pesquisa Clínica (RNPC) em Hospital de Ensino. Entre 2012 e 2016 exerceu a Vice-Presidência Médica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Atualmente exerce a Presidência do Hospital de Clínicas de Porto Alegre.
• Luiz Lavinsky: possui graduação em medicina pela Universidade Federal de Santa Catarina (1971); especialização em otorrinolaringologia na Argentina, Espanha e Estados Unidos; mestrado em Otorrinolaringologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1979), doutorado e pós doutorado em Medicina (Otorrinolaringologia) pela Universidade Federal de São Paulo (1982). É membro da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia, onde Coordena o Comitê de Relações Internacionais e membro do Comitê de Implantes Cocleares, membro titular da Academia Sul-Rio-Grandense de Medicina; médico do Hospital de Clínicas de Porto Alegre onde Coordena o Grupo de Pesquisa em otologia e Otoneurologia HCPA/CNPq e do Programa de atendimento ao surdo severo e profundo do HCPA e professor titular da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Otologia e Otoneurologia, atuando principalmente nos seguintes temas: otorrinolaringologia, implante coclear, vertigem, otite crônica e doença de méniére.
• Sergio Timerman: possui graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina da da Fundação Universitária do ABC, Residência Médica em 1982 – Residência Médica pelo Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia (1986) e Doutorado em Cardiologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo em 2001. No Instituto do Coração (InCor/HCFMUSP) desempenha as seguintes funções: Diretor do Laboratório de Treinamento e Simulação em Emergências Cardiovasculares e Coordenador do Time de Resposta Rápida. Decano da Escola de Medicina e Ciências da Saúde da Universidade Anhembi Morumbi – Laureate International Universities. Diretor Médico da Companhia Aérea American Airlines no Brasil. Consultor Médico do Instituto Cultural Mauricio de Sousa. Ex-Presidente da Interamerican Heart Foundation. Ex-Consultor na área de urgência e emergência do Ministério da Saúde. Ex-Consultor de Cardiologia do Estado do Acre. Co-Chair CLARE (Latin American Council on Resuscitation and Emergency). Coordenador do Centro de Treinamento da Sociedade Brasileira de Cardiologia de 2015 à 2021. Especialista na área de Clínica Médica (Sociedade Brasileira de Clínica Médica – AMB), Cardiologia (Sociedade Brasileira de Cardiologia – AMB), Terapia Intensiva (Associação de Medicina Intensiva Brasileira – AMB), Urgências (ABRAMURGEM) e Emergências Médicas (ABRAMEDE-AMB). Atua principalmente no ensino de graduação e no treinamento de profissionais da saúde, além do ensino em emergência, sendo o introdutor no Brasil dos Cursos ACLS – Suporte Avançado de Vida em Cardiologia, BLS – Suporte Básico de Vida, PALS – Suporte Avançado de Vida em Pediatria, Heartsaver DEA ? TECA A e B (Treinamento em Emergências Cardiovasculares da SBC) e na área de Síndromes Coronarianas Agudas iniciou o projeto EMERGE e PRONECT no Brasil. Fundador do Comitê Latino Americano de Ressuscitação (CLAR) e um dos Fundadores do ILCOR (Internacional Liaison Committee on Resuscitation (Aliança Internacional dos Comitês de Ressuscitação) – entidade responsável pela elaboração das Diretrizes Internacionais de Ressuscitação Cardiopulmonar e Atendimento Cardiovascular de Emergência, tendo tido participação ativa nas diretrizes de 2000, 2005, 2010. Coordenador das Diretrizes Brasileiras de Emergências Cardiovasculares e Ressuscitação 2013 e 2019. Fellow of the American College of Physicians (FACP); Fellow American College of Cardiology (FACC); Fellow American Heart Association (FAHA); Fellow European Resuscitation Council (FERC) e Fellow European Society of Cardiology (FESC).
• Frida Plavnik: possui graduação em Ciências Médicas e Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1984), mestrado em Medicina (Nefrologia) pela Universidade Federal de São Paulo (1993) e doutorado em Medicina (Nefrologia) pela Universidade Federal de São Paulo (1997). Exerceu atividade docente na Universidade Nove de Julho de 2012 a 2014. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Nefrologia, atuando principalmente nos seguintes temas: hipertensão arterial, investigação de lesão subclínica da doença hipertensiva, pesquisa de possível marcador biológico no desenvolvimento da hipertensão arterial. Atual Vice-presidente da Sociedade Brasileira de Hipertensão (2023-2024); Membro do Conselho Consultivo para Doença Renal Crônica em pacientes Diabéticos da Organização Pan-Americana de saúde (PAHO), e Professora Afiliada da Disciplina de Nefrologia UNIFESP até 2011;
• Rogério Grossmann: possui graduação em Medicina pela Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (1989), mestrado em Patologia pela Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (2001) e doutorado em Medicina pela Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (2005). Tem experiência na área de Mastologia, Oncologia, Cirurgia Geral e Ginecologia-Obstetrícia. Ex-presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia do RS. Ex-professor da UFRGS e da PUCRS. Preceptor do Serviço de Mastologia Hospital Santa Rita e Santa Casa de Porto Alegre. Coordenador do Grupo de Ensino e Pesquisa em Mastologia do Hospital Blanc. Porto Alegre;
• Josué Bacaltchuk: possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1983), especialização em Psiquiatria pela Université Paris-Descartes(1989), mestrado em Saúde Mental pela Université Paris-Descartes (1990) e doutorado em Psiquiatria e Psicologia Médica pela Universidade Federal de São Paulo(1999). Atualmente é bolsista, professor convidado, orientador da Universidade Federal de São Paulo e Revisor de periódico da Revista Brasileira de Psiquiatria (São Paulo). Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Psiquiatria. Atuou até Outubro de 2021 como vice-presidente de Assuntos Médicos para a América Latina da Jansen Farmacêutica, do grupo Johnson&Johnson, estando baseado desde 21016 nos USA. Neste período foi membro do Conselho Global de Medical Affairs da Jansen Farmacêutica e membro do Board Executivo da empresa para a América Latina, durante 14 anos.
• Claudio Silveira: possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS,1976. Doutor em Medicina – Curso de Pós-Graduação em Oftalmologia – UNIFESP, 1997; Presidente da SBU (Sociedade Brasileira de Uveítes) – Administração 1994/96; Membro do IUSG (The International Uveitis Study Group) 2004; Diretor do Centro de Referência em Toxoplasmose – Erechim, RS desde 2007; Pesquisador da Toxoplasmose desde a década de 1980. Coordenou importante trabalho sobre a epidemiologia da toxoplasmose no Sul do Brasil, com enfoque para a região de Erechim, em parceria com o NIH (Robert Nussenblat, Diretor Clínico do NEI/NIH e Peter Glasner, Epidemiologista NIH) e UNIFESP (Rubens Belfort Jr., professor titular de Oftalmologia) em 1990.
INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES
www.jornadamedicainternacional.com.br