O presidente do Sindicato dos Médicos da Paraíba, Dr. Tarcísio Campos, esteve nesta quinta-feira (14) em Patos. Acompanhado de Dr. Ralph Lopes e Dr. Damião Pereira, que é o representante do SIMEDPB na cidade, foi recebido pelo prefeito da cidade, Nabor Wanderley. O SIMED-PB levou ao gestor as reivindicações da categoria médica, todas discutidas durante Assembleia Geral Extraordinária realizada pelo sindicato com os médicos de Patos.
Reivindicações
A categoria pede a incorporação das gratificações no vencimento básico; revisão do PCCR e criação de uma tabela específica para carreira de médico com padrões de vencimento onde seja valorizado a meritocracia (especializações, mestrados e doutorados e incentivo para preceptoria); realização de concurso público; garantia de boas condições de trabalho e segurança no atendimento; equiparação dos mesmos direitos para os contratados em relação aos efetivos, entretanto, limitando a remuneração dos contratados a dos efetivos; aumento do número de plantonista nas unidades de urgência; autorização para participação em congressos e reciclagens sem prejuízo nos vencimentos e reajuste salarial que recomponha no mínimo as perdas dos últimos quatro anos.
Resultado
Dr. Tarcísio Campos entregou ao prefeito todas reivindicações da categoria. Nabor Wanderley ficou de estudar a incorporação das gratificações junto com o Instituto de Previdência de Patos. Com relação ao reajuste salarial, o gestor também ficou de fazer um levantamento e avaliar a situação, já que, segundo ele, haveria um impacto grande na folha da saúde do município.
Sobre o débito do décimo terceiro salário dos médicos, o prefeito disse que fará um planejamento para que seja pago parceladamente.
Ainda durante a reunião também foi discutida a possibilidade de aumentar o número de médicos na UPA. Dr. Tarcísio Campos explicou que essa é uma reivindicação em conjunto com o Conselho Regional de Medicina do Estado. A boa notícia é que o prefeito entendeu e já autorizou o aumento da equipe nos plantões noturnos da UPA noturno.
O SIMED-PB e os médicos da cidade presentes na reunião discutiram também a possibilidade de realização de um evento, em fevereiro de 2024, entre as entidades médicas e as prefeituras dos municípios da região do Sertão.
“A ideia é que nesse encontro sejam discutidos assuntos que são de interesse da categoria e que melhorem a administração dos gestores, como a revisão dos PCCRs, a realização de editais de concursos públicos. Queremos orientar os gestores públicos e entender também a situação dos municípios. Toda saúde ganha com a realização de um evento desse”, finalizou Dr. Tarcísio, que avaliou a reunião desta quinta-feira como muito positiva para toda categoria médica.