Dirigentes da FMB, de sindicatos de base e da Associação Médicos pelo Brasil, participaram neste 19 de dezembro, terça-feira, de audiência com o diretor presidente da AGSUS, André Longo. Em debate, a cadeira da FMB no conselho deliberativo da Agência, a importância e necessidade do Revalida e problemas enfrentados pelos profissionais que integram o Médicos pelo Brasil.
“Tivemos uma reunião intensa e produtiva. A AGSUS acenou como positiva a nossa participação na mesa do acordo coletivo de trabalho a partir de 2024. Cobramos soluções rápidas para questões relacionadas ao Médicos pelo Brasil, como por exemplo, o direito à licença maternidade para as médicas, com encaminhamento para essa questão”, aponta Tadeu Calheiros, presidente da FMB.
De acordo com o presidente, também foi apresentada a denúncia de desvirtuação da cobrança da atividade médico. “Temos relatos de médicos trabalhando em demandas extenuantes, deslocamento de médicos para setores como de urgência e emergência de CAPS”, acrescenta Tadeu.
Participaram da audiência na AGESUS, além do presidente da FMB, o vice-presidente da Federação, Fernando Mendonça, o secretário geral e dirigente do Sindicato do ABC, José Roberto Cardoso Murisset, o secretário de Comunicação e dirigente do Sindicato do Ceará, Edmar Fernandes, os presidentes dos sindicatos Walber Steffano (Pernambuco), Leonardo Alcântara (Ceará), Malus Volney de Morais (Paraná), e o vice-presidente do Sindicato do Paraná, Darley Rugeri Wollmann Júnior.