O presidente do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), Marcos Rovinski, e o presidente da Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul (Federasul), Rodrigo Sousa Costa, se reuniram no final da tarde desta quarta-feira, 8, na sede da entidade empresarial, em Porto Alegre. Na pauta, aproximação institucional e futuras ações em conjunto. Também participou do encontro o coordenador do Grupo de Trabalho da Saúde da Federasul (GT Saúde), o médico Luciano Zuffo.
“Procuramos a Federasul para futuras parcerias na área da Saúde. Entendemos que podemos associar as expertises das entidades e juntos trabalharmos pela melhoria das condições de trabalho dos médicos e no atendimento à população gaúcha”, observa Rovinski.
O presidente da Federasul achou oportuno o contato e entende que a participação do Simers vem ao encontro do planejamento estabelecido para entidade, dentro do Projeto 2035. “Trabalhamos no desenvolvimento do Estado, em eixos de desenvolvimento, e a Saúde está inserida neste contexto. O GT da Saúde já está trabalhando e contar com a participação do Simers será essencial para que tenhamos êxito no processo”., destaca Rodrigo Costa.
A Federasul é uma entidade de livre associação e sem fins lucrativos, integrante do sistema associativo do Brasil, a Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil – CACB. Fundada em 28 de outubro de 1927, na cidade de Bagé. Atualmente, conta com mais de 180 entidades filiadas, reunindo as forças econômicas e produtivas de todos os setores da economia gaúcha: associações comerciais, industriais, de serviços, agricultura e tecnologia. Aproximadamente 80 mil empresas, de todos os portes, participam desse sistema de representação. A entidade trabalha, também, junto aos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário na busca da melhoria da legislação que incide nos negócios e na vida da sociedade gaúcha, além de acompanhar os indicadores de eficiência da gestão pública.
Entre as ações e eixos estratégicos da entidade consta engajar trabalhadores e empresários, através do associativismo, esclarecendo à opinião pública e transformando a energia empreendedora em força política e em uma voz ativa na construção do Estado e do Brasil. Através da Energia empreendedora, Renascimento da política, Engajamento cívico e Protagonismo da classe produtiva.
Já o Sindicato Médico do Rio Grande do Sul trata-se do maior sindicato médico da América Latina. Representa, defende e protege mais de 15,6 mil profissionais no Estado e tem sido uma voz ativa na luta por uma Medicina de qualidade e que deva estar acima de qualquer ideologia ou governo. “Batalharemos, seja ao cuidar de quem precisa, seja ao buscar uma formação de excelência para aqueles que se somarão a essa luta”.enfatiza o presidente do Simers.
Uma das ações que poderão unir as duas entidades está uma pesquisa, em fase de elaboração, que fará uma radiografia da Saúde em nível estadual, projeta Zuffo. Em breve deverá ser realizada reunião do GT da Saúde da Federaul e diretoria do Simers para estabelecer os termos da parceria.