O presidente e o diretor-geral do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), respectivamente, Marcos Rovinski e Fernando Uberti, participaram nesta quinta-feira, 9, do Fórum Desafios Para o Desenvolvimento e Financiamento da Economia Gaúcha, promovido pela Rede Pampa com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Rio Grande do Sul, no Auditório do Ministério Público do Estado (MPRS), na Capital. O objetivo foi abordar, através de amplo debate, os temas acerca do desenvolvimento econômico gaúcho e nacional, com ênfase nos desafios presentes para o desenvolvimento de programas de financiamento atraentes e eficazes, bem como as principais oportunidades de mercado.
“A Rede Pampa está de parabéns por realizar um evento deste nível. Com a palestra do governador Eduardo Leite e os paneis que se seguiram foi possível ter a dimensão da realidade do Estado e seu potencial de desenvolvimento. Fomos todos instigados a trabalhar pelo futuro do Rio Grande do Sul e tenho certeza de que o chamamento será atendido”, observa Rovinski.
O encontro teve a participação de autoridades, prefeitos do RS, Secretarias de Desenvolvimentos Municipais, empresários e presidentes de instituições públicas, privadas e autarquias.
A abertura do evento foi feita pelo governador Eduardo Leite. Ele destacou as ações do governo estadual para recuperar e estimular a economia do Estado. O chefe do Executivo gaúcho destacou investimentos em logística, como a do Porto de Rio Grande, que teve o contrato de dragagem assinado em outubro.
O governador explicou como as parcerias com empresas privadas viabilizam outros investimentos no Estado, citando o Impulsiona RS. Esse programa busca criar uma rede de parcerias público-privadas, a fim de visibilizar e proporcionar divulgação aos projetos e investimentos gaúchos. Leite também falou sobre o papel do Rio Grande do Sul no setor de inovação. “As nossas startups têm tido destaque e o South Summit, que terá uma nova edição em 2024 em Porto Alegre, coloca isso em evidência”, disse.
Após a palestra do governador foi realizado um grande painel. O titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Rio Grande do Sul, Ernani Polo, explicou que o objetivo é construir um Estado moderno e eficiente, que atenda da melhor maneira possível às expectativas dos empreendedores. Também foram painelistas o secretário de Logística e Transportes, Juvir Costella; o vice-presidente e diretor de Operações do BRDE, Ranolfo Vieira Júnior; o presidente do Banrisul, Fernando Guerreiro de Lemos; os empresários Dody Sirena e o ex-jogador Diego Lugano, e o presidente do Conselho de Administração e CEO do Grupo Randon, Daniel Randon, entre outros.
O encerramento coube ao vice-governador Gabriel Souza. Ele abordou a questão demográfica, ressaltando que este é um tema intensamente ligado ao desenvolvimento. Ele explicou que, anteriormente, o Estado possuía o chamado “bônus demográfico”, com uma população em sua maioria na faixa etária laboral – ou seja, com mão de obra para manter o mercado de trabalho aquecido. Hoje, após uma série de mudanças de comportamento (como a diminuição do número de filhos e o aumento da longevidade), o Rio Grande do Sul se encaminha para uma sociedade formada majoritariamente por idosos.
“Precisaremos, em um futuro próximo, de pessoas mais eficientes e competitivas. Para isso, é necessário que se invista no desenvolvimento cognitivo do capital humano. A preparação deve começar agora”, disse Gabriel Souza.