A suspensão dos serviços ocorre em decorrência de uma dívida acumulada pelo município com a Cooperativa dos Médicos Anestesiologistas do Ceará (COOPANEST-CE)
O Sindicato dos Médicos oficiou na última segunda-feira, 16, a secretária de Saúde do município de Maranguape, Cleonice Caldas, solicitando esclarecimentos acerca da suspensão dos serviços de anestesiologia de médicos cooperados no Hospital Municipal Dr. Argeu Braga Herbster, em decorrência de uma dívida acumulada pelo Município de Maranguape com a Cooperativa dos Médicos Anestesiologistas do Ceará (COOPANEST-CE).
De acordo com informações, a COOPANEST-CE mantém contratos vigentes com o Município de Maranguape para a prestação de serviços de anestesiologia no referido hospital, sob os números: 09.21.07.14.001 e 09.21.12.01.001. Os contratos abrangem a cobertura de plantões semanais, em fins de semana, em feriados diurnos e noturnos, bem como plantões em feriados especiais, garantindo a assistência necessária aos pacientes atendidos na instituição.
A cooperativa notificou a entidade informando, nos termos do artigo 78, XV da Lei 8.666/1993, a suspensão da prestação dos serviços de anestesiologia no Hospital Municipal Dr. Argeu Braga Herbster devido à inadimplência do Município de Maranguape. A dívida municipal atualmente acumulada com a cooperativa atinge o montante de R$ 523.869,10, o que levou à interrupção dos serviços.
“A situação é alarmante, pois coloca em risco a assistência médica prestada aos cidadãos de Maranguape que dependem dos serviços hospitalares. É de extrema importância que a população não fique desassistida e que sejam tomadas ações imediatas para solucionar essa questão, evitando prejuízos à saúde”, destaca Dr. Leonardo Alcântara, presidente do Sindicato dos Médicos.
Diante desse cenário, a entidade solicita informações sobre as medidas que a Secretaria Municipal de Saúde de Maranguape pretende adotar para resolver essa pendência financeira com a COOPANEST-CE e garantir a continuidade dos serviços de anestesiologia no Hospital Municipal Dr. Argeu Braga Herbster. Solicita ainda que seja informado o plano de ação que será adotado para regularizar os pagamentos e assegurar a retomada dos serviços de anestesiologia o mais brevemente possível.
O Sindicato dos Médicos reafirma seu compromisso com a categoria e se mantém vigilante e atuante até que a situação seja sanada no município de Maranguape.
Foto: Diário do Nordeste/Rafaela Duarte
Fonte: Comunicação do Sindicato dos Médicos do Ceará