O Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe), esteve na sexta-feira (01), no município de Panelas, Agreste Pernambucano, visitando alguns equipamentos de saúde geridos pelo Governo Municipal, com o objetivo de acompanhar as reais condições de trabalho ofertadas aos médicos servidores locais. A vice-presidente do Simepe, Ana Carolina Tabosa, e o diretor sindical Robson Miranda, visitaram a Policlínica Municipal, o Hospital Nossa Senhora de Fátima, além da UBS Panorama e puderam constatar que os equipamentos apresentavam problemas em sua estrutura física, bem como problemas com relação a equipamentos de higienização e a ausência de um gerador de energia.
Para a vice-presidente, Ana Carolina, todos os pontos levantados precisam ser solucionados com o máximo de urgência possível. “Nós constatamos problemas estruturais em todas as unidades visitadas, infiltrações, falta de reparos no piso de todos os equipamentos e ausência de utensílios indispensáveis para higienização correta durante o atendimento. O mais grave é a ausência de um gerador no Hospital Municipal Nossa Senhora de Fátima, o que compromete a realização de procedimentos cirúrgicos na unidade, caso ocorram eventuais problemas de fornecimento de energia. Nós estamos atentos a esses problemas e seguiremos cobrando suas soluções”, afirmou Ana Carolina.
Hospital Regional do Agreste – Ainda na sexta-feira (01), a equipe do Simepe visitou a emergência do Hospital Regional do Agreste (HRA), para verificar as condições de trabalho enfrentadas pelos médicos que atuam no local. O Simepe constatou um déficit nas escalas de plantões do setor, bem como um número alto de pacientes que estão fazendo longa permanência, com mais de 24h de internamento. Além disso, no plantão do dia da visita havia um desfalque na escala da cirurgia geral, provocando a restrição do serviço.
Fonte: Simepe