O Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe), representado pela diretora Lilian Parra se reuniu em Assembleia Geral Extraordinária (AGE), On-Line, pela plataforma Zoom, na noite desta terça-feira (05/09), com os médicos que atuam na rede municipal de saúde de Igarassu. A finalidade foi avaliar e discutir sobre o movimento de valorização da categoria sobre a recomposição e reajuste de salários congelados há onze anos. Participaram da AGE os diretores José Tenório, Rodrigo Rosas, Adilson Morato e Fernando Junior, além da secretária de assistência ao associado, Malu David e do advogado da Defensoria Médica, Diego Galdino.
Na ocasião, Lilian Parra, fez um breve histórico do movimento e, sobretudo, das reuniões em 22/05 e 09/08, mantidas com os representantes da gestão de Igarassu, onde foram apresentadas as reivindicações dos profissionais médicos que atuam na rede municipal de saúde. Por sua vez, a gestão ressaltou que está com plano de contenção de despesas por conta da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e apontou a hipótese da construção de uma proposta para o ano de 2024. O Simepe já encaminhou proposta de reajuste salarial e de melhorias das condições de trabalho e de atendimento à população. No entanto, a gestão não respondeu até o momento os pleitos dos médicos.
No final da AGE, os médicos decidiram pela continuação do movimento, com campanha de exposição na Mídia/redes sociais; Spot com alerta à população, para rodar em motocicleta; elaboração de carta aberta à população, com destaque para os onze anos sem recomposições e reajustes salariais, numa jornada de 20 horas semanais. Vale salientar que as tentativas de negociação com a Prefeitura de Igarassu não avançaram nos últimos três meses. Mesmo assim, a categoria se mantém firme, em Assembleia Geral Permanente e no aguardo de novos desdobramentos.
O Simepe reafirma seu compromisso com a categoria, através de cobranças aos gestores, além de e resolução das demandas dos profissionais e melhorias dos serviços à população.
Fonte: Simepe