O Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe), representado pelo diretor Rodrigo Rosas se reuniu On Line, Via Zoom, na tarde desta quarta-feira (13/09), com os médicos da Unidade Coronária (UCO II) do Hospital Agamenon Magalhães (HAM). Em pauta: o problema iniciado em dezembro do ano passado, por conta da contaminação por sílica da água do poço artesiano, o que está prejudicando o tratamento dos pacientes em hemodiálise. O HAM apresentou como solução: a colocação de uma caixa d´água, com tubulação para atendimento de todos os pacientes de hemodiálise na UCO II.
De acordo com relatos dos médicos, essa medida só está trazendo mais problemas e transtornos, uma vez que os pacientes ficam alguns dias nas outras UTI´s esperando vagas na UCO. Esta situação é prejudicial para a continuidade do tratamento de hemodiálise. A ineficiência do Governo do Estado e da direção do hospital coloca os pacientes em risco.
O Simepe cobrará providências imediatas aos gestores da SES e do HAM para a regularização desse grave problema. Existem soluções que precisam serem implementadas. Ficaremos atentos e em defesa dos direitos dos profissionais médicos e pacientes que fazem hemodiálise.
Fonte: Simepe