Na sexta-feira (15), a equipe do Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe), seguindo o cronograma de visitas de vistorias em equipamentos de saúde do Estado, esteve no município de Palmares, Zona da Mata Sul, e apurou, no local, as demandas enfrentadas pelo profissional médico nos seguintes locais: UBS Ricardo de Melo Madeira, na base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e no Hospital Regional de Palmares (HRP). Falta de insumos, subdimensionamento de equipe, superlotação e a necessidade de renovação de equipamentos usados nos atendimentos, foram alguns dos problemas verificados pela vice-presidente Ana Carolina Tabosa e pelo diretor sindical Robson Miranda, que nesta ação representaram o Simepe.
De acordo com a vice-presidente Ana Carolina Tabosa, em todos os locais visitados, é preciso intervenções rápidas dos órgãos gestores de saúde, a fim de garantir um local de trabalho adequado para médicos e demais profissionais, bem como assegurar uma assistência de saúde qualificada. “Em todos os locais que passamos aqui na cidade, vimos que muita coisa precisa ser feita. Na UBS e no SAMU, a renovação de frota e equipamentos é algo que exige urgência, quando falamos em providências a serem tomadas. A situação fica muito mais complexa quando nos referimos ao Hospital Regional de Palmares. A escala incompleta, gerando sobrecarga no profissional médico de plantão é algo que foge do que preconiza o Conselho Federal de Medicina (CFM). Somado a isso estão a ausência de um estar médico adequado, bem como a superlotação das salas vermelha e amarela e ausência de equipes de transferência de pacientes para outras unidades hospitalares” destacou Ana Carolina.
A cada semana a equipe do Simepe tem se deslocado até uma ou mais cidades do estado de Pernambuco, com o objetivo de acompanhar a real situação dos hospitais e demais serviços, buscando melhores condições de trabalho para todos os profissionais que neles atuam.
Fonte: Simepe