O Sindicato dos Médicos do Pará se solidariza aos pacientes, familiares, funcionários e toda a população que depende dos serviços ofertados no Hospital Municipal de Santarém. Manifestamos a nossa preocupação com as medidas que serão tomadas pelas autoridades municipais e estaduais diante do incêndio ocorrido na instituição, uma vez que o HMS é o único hospital público de porta aberta para atender a população de Santarém e outros 19 municípios.
Infelizmente, esse incêndio demonstra a fragilidade da rede pública hospitalar em Santarém, uma vez que o HMS oferece apenas 143 leitos para uma cidade de mais de 300 mil habitantes, e que é referência para uma população de mais de 1 milhão de habitantes de outros municípios do Baixo Amazonas. Tudo isso evidencia a necessidade urgente de construção de novos hospitais e de ampliação de leitos públicos de enfermaria e de UTI na região.
O Sindmepa reitera seu compromisso de luta por ambientes de trabalho seguros para os médicos e todos os profissionais de saúde, e pelo direito da população a serviços de saúde de qualidade.
Fonte: Sindmepa