Dirigentes e representantes dos sindicatos de base da FMB, participaram de reunião on-line da Unión de Sindicatos y Gremiales Medicas de Latinoamérica (Unión SIGMELA), que debateu sobre a 5ª Conferência Internacional de Sindicatos Médicos, que será realizada nos dias 25 e 26 de janeiro de 2024, em Alicante, na Espanha.
O diretor do Sindicato dos Médicos do Pará e coordenador da Unión, Waldir Cardoso, fez um relato sobre o início dos trabalhos e articulação para a criação da Unión SIGMELA, que começou em 2019. “Entendemos a importância de ampliar essa organização para que possamos buscar objetivos estratégicos em eventos sindicais internacionais com uma pauta com a cara do nosso continente, como ocorrerá em janeiro”.
Soledad Iglesias do Sindicato dos Médicos do Uruguai e uma das coordenadoras da articulação Unión SIGMELA apontou que “os temas da Conferência estarão alinhados ao debate do profissionalismo médico, salários, condições de trabalho, formação médica, migrações e o futuro da medicina diante do avanço da inteligência artificial”, disse Soledad.
Na pauta, a realização de um encontro presencial de alinhamento dos sindicatos, que será realizado nos dias 3 e 4 de novembro, em Buenos Aires, Argentina. “Os temas são muitos amplos e precisamos organizar muito bem os nossos posicionamentos”, comenta o diretor da FMB, Reginaldo Abdalla.
Outro assunto abordado na reunião foi a ampliação da Organização, que tem o intuito de abranger mais países latino-americanos. “No início, havia somente os sindicatos de Argentina e Uruguai. Agora temos a presença do Brasil, Peru e estamos em conversas com o sindicato do Chile. Fortalecer a Unión nos dará cada vez mais força e representatividade, principalmente em eventos internacionais, onde levaremos nossas pautas na luta por uma medicina de qualidade, respeitando as particularidades de cada país”, comentou Soledad.
O presidente da FMB e coordenador da Unión SIGMELA, Tadeu Calheiros, informou que irá se empenhar em convidar as representações sindicais para o evento de alinhamento em Buenos Aires. “É nosso interesse e precisamos nos dedicar à integração com entidades médicas de outros países”, afirma.
Representando a FMB, também estiveram na reunião os diretores e dirigentes sindicais Janice Painkow, Edilma Barbosa, José Roberto Murisset, Guilherme Pulicci, Jordani Machado, Tarcísio Campos, Márcio Paiva, Marcos Holanda, Marcos Rovinski e Edson Harima.