Para buscar informações sobre a situação do atendimento infantil em Gravataí, na região Metropolitana, o coordenador do Núcleo de Pediatria do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), Daniel Wolff, esteve reunido com o secretário de Saúde do município, Régis Fonseca Alves, nesta quinta-feira, 27, na sede da pasta. Gravataí foi uma das mais de 20 cidades gaúchas que receberam o ofício do Simers, no mês de julho, alertando os gestores sobre a crise na assistência aos pequenos pacientes, durante os meses de frio.
Durante a agenda, Wolff falou sobre a campanha S.O.S Pediatria do Simers e a preocupação com o aumento dos casos das doenças respiratórias nesta época do ano, o que reflete na assistência aos bebês e crianças. O diretor do Sindicato também questionou sobre o que está sendo feito para garantir o atendimento pediátrico em Gravataí, uma vez que são os pequenos que mais sofrem com as quedas da temperatura.
“O secretário nos informou de que já foi recebida a verba estadual para ser aplicada na área, oriunda do Programa Inverno Gaúcho com Saúde. Ele também relatou que foi solicitado à Santa Casa, responsável pela administração do Hospital Dom João Becker, a prioridade na contratação de pediatras para fazer o atendimento infantil”, disse Wolff.
S.O.S. Pediatria
A campanha S.O.S. Pediatria do Simers chega a 2023 em sua segunda edição, com o objetivo de chamar a atenção para o cenário de precariedade no atendimento infantil, que enfrenta desde a redução de leitos à falta de interesse de especialistas em atuar no interior do Estado.
“É fundamental a criação de políticas públicas que atraiam os pediatras para atender tanto nos municípios menores quanto nas periferias de grandes cidades, uma vez que não faltam médicos no mercado. O que se vê são precárias condições de trabalho e contratos pouco atrativos para fixar os profissionais”, destaca o diretor do Simers.
Fonte: Simers