Formas de contratação que valorizem o médico, complementadas por boas condições de trabalho e de assistência, fortalecendo a relação médico-paciente, foi a tônica das propostas defendidas pela delegação do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), durante o 14º Encontro Nacional de Entidades Médicas (Enem). O presidente da entidade médica gaúcha, Marcos Rovinski, foi um dos palestrantes na manhã desta sexta-feira, 30, dentro da programação do evento, realizado em Brasília.
Em sua apresentação, Rovinski alertou para o fenômeno da pejotização no mercado de trabalho médico, o cenário e perspectivas quanto ao tema, enfatizando as ações empreendidas pelo
Simers, no Rio Grande do Sul e, em especial, o PL 2621/2022, formatado pelo Departamento Jurídico do Simers e protocolado no Congresso Nacional, em 2022, o qual objetiva dar mais proteção e segurança jurídica aos médicos em contratos por pessoa jurídica.
“O Simers defende a contratação dos médicos via CLT ou concurso público, vínculo de trabalho qualificado, no intuito de dar segurança jurídica, trabalhista e financeira aos profissionais, para que possam realizar o seu trabalho com tranquilidade e com a atenção que os pacientes necessitam. Dessa forma, defendendo o vínculo estável do médico, defendemos a saúde da população”, afirma o presidente do maior sindicato médico da América Latina.
ENEM
O Simers participa do Enem com uma comitiva liderada pelo presidente Marcos Rovinski, acompanhado do diretor-geral da entidade, Fernando Uberti; do diretor de Interior, Luiz Alberto Grossi; e do diretor de Políticas Estratégicas, Vinícius de Souza. Eles integram um grupo formado por mais de 65 representantes sindicais médicos vinculados à Federação Médica Brasileira (FMB, entidade sindical nacional a qual o Simers é filiado, fazendo parte da Diretoria da atual gestão por meio do Diretor-geral, Fernando Uberti, que comanda as demandas e estratégias jurídicas da entidade.
Para Uberti, esta é uma excelente oportunidade de ampliar as discussões sobre os principais temas que envolvem a Medicina e a Saúde hoje. “Estamos aqui em uma delegação de diretores do Simers em um dos eventos mais significativos da representação da categoria no país, para garantir um alinhamento quanto aos nossos posicionamentos e ações, buscando maior articulação entre as entidades médicas e uma representação mais efetiva, conciliando uma assistência de saúde com qualidade à população com a defesa e valorização do médico”, ressalta Fernando Uberti.
O primeiro dia do evento, realizado nesta quinta-feira, 29, contou com a participação da ministra da Saúde, Nísia Trindade, durante a abertura, e a programação segue até o final desta sexta, 30. Ao final dos debates, o resultado das discussões e encaminhamentos representarão a decisão tomada pelos aproximadamente 300 delegados médicos, com direcionamento à atuação coordenada das entidades médicas brasileiras junto ao Poder público e ao setor privado, para viabilizar as grandes demandas de interesse da categoria.
Fonte: Simers