Médicos da rede municipal de saúde de Igarassu, cidade da Região Metropolitana do Recife, voltaram a participar,ontem à noite (06/07), de Assembleia Geral Extraordinária (AGE) On-Line coordenada pelo Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe), para avaliar e discutir sobre o movimento de valorização da categoria, sobretudo, os direitos da categoria, que estão há onze anos sem reajustes e recomposições salariais pela jornada de 20 horas semanais.
A diretora Lilian Parra, fez um breve relato do movimento dos médicos e das tentativas dos contatos mantidos nos últimos meses com a gestão de Igarassu. Explicou que após o envio de ofícios, um representante do governo municipal recebeu em 22/04, dois diretores do Simepe, que levaram as reivindicações dos profissionais médicos. Ele ficou de marcar uma reunião para apresentar resposta aos pleitos da categoria. No entanto. até o momento a gestão de Igarassu faz “ouvidos de mercador” e não se posiciona, finge que não percebe ou não ouve o que se diz. O Simepe enviou novos ofício e não houve resposta. Descaso, desrespeito e indiferença com a categoria.
É preciso ressaltar que o valor atual pago aos médicos que atuam basicamente em ambulatórios é bastante inferior aos salários dos colegas, que atuam em cidades circunvizinhas como Itamaracá, Itapissuma, Araçoiaba, Abreu e Lima e Paulista.
Diante da situação, os médicos decidiram na AGE intensificar movimento, com estado de assembleia permanente, buscar novo canal de diálogo com os gestores, intensificar a campanha na Mídia Digital e mostrar em carta aberta à população a real situação da saúde municipal de Igarassu.
A atividade sindical do Simepe, foi coordenada pela diretora Lilian Marra e contou com as participações da secretária de assistência ao associado, Malu David, e os diretores José Tenório, Rodrigo Rosas, Fernando Junior e Adilson Morato, bem como o advogado da Defensoria Médica (DFM), Ricardo Santos. A próxima Assembleia On-Line será realizada no dia 25/07, às 19h.
Fonte: Simepe