Na última terça-feira (13), o Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe), representado pelo presidente Walber Steffano e os diretores Rodrigo Rosas e Fernando Jr, se reuniu com a gestão municipal do Recife. O encontro contou com a presença da secretária executiva de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde, Andreza Barkokebas, e representantes das secretarias executivas municipais de Administração e Finanças, da Atenção Básica, e de Média e Alta Complexidade.
A pauta central da reunião foi a preocupante questão dos casos recorrentes de violência nas unidades de saúde. Os médicos e demais profissionais de saúde têm enfrentado um ambiente de insegurança, que não só afeta diretamente suas vidas, mas também coloca em risco a segurança e o atendimento à população.
Os relatos dos profissionais são angustiantes: trabalhar sob ameaças, sofrer coações até mesmo para registrar um boletim de ocorrência e enfrentar um clima de medo constante. Esse cenário é extremamente preocupante, pois pode resultar em graves consequências.
Durante a reunião, foram discutidas estratégias e medidas para enfrentar esse problema. O Simepe ressaltou a importância de garantir a segurança dos profissionais, bem como a adoção de políticas efetivas para combater a violência nas unidades de saúde.
A entidade ressalta que continuará empenhado nessa causa, atuando de forma incansável para garantir a integridade física e emocional dos médicos, bem como a segurança da população.
Fonte: Simepe