Os médicos que trabalham na rede municipal de saúde de Igarassu, na Região Metropolitana do Recife, se reuniram na noite desta terça-feira (20/06), em Assembleia Geral Extraordinária (AGE), On-Line (Via Zoom), coordenada pelo Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe). Representaram o Sindicato nesta AGE: a secretária de assistência ao associado, Malu David, e os diretores sindicais Lilian Parra, Rodrigo Rosas e Adilson Morato, bem como o advogado da Defensoria Médica, Ricardo Santos.
A diretora sindical Lilian Parra, fez um breve histórico do movimento dos médicos e das tentativas dos contatos mantidos nos últimos meses com a gestão de Igarassu. Explicou que após o envio de ofícios, um representante do governo municipal recebeu em 22/04, dois diretores do Simepe, que levaram as queixas dos profissionais – há onze anos sem reajustes e recomposições salariais pela jornada de 20 horas semanais.
Além disso, o valor atual pago aos profissionais que atuam basicamente em ambulatórios é bastante inferior aos salários dos colegas, que atuam em cidades circunvizinhas como Araçoiaba, Itamaracá, Itapissuma e Abreu e Lima.
Na ocasião, ele se comprometeu em trazer uma nova proposta para uma reunião, fato este que não aconteceu até o momento, numa total demonstração de descaso e indiferença com a categoria.
Diante dos fatos, os médicos aprovaram na AGE a continuidade do movimento, novas estratégias de luta e querem negociar diretamente com a prefeita, para resolver os problemas existentes na rede municipal de saúde. Próxima AGE On-Line/ Via Zoom marcada para o dia 04/07, às 19h30
Fonte: G1 / Simepe