O Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe), sob a coordenação do diretor Rodrigo Rosas e com as participações da secretária de assistência ao associado Malu David, dos diretores Fernando Junior, Robson de Miranda Adilson Morato e Lilian Parra, se reuniu com médicos plantonistas da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Gregório Bezerra, em Olinda, gerida pelo Instituto Social Medianeiras da Paz (ISMEP). O advogado da Defensoria Médica, Diego Galdino, também participou da atividade virtual.
Na pauta de discussão: devolutiva e avaliação da resposta dos gestores da UPA Olinda a respeito dos pleitos dos médicos em relação à segurança interna, principalmente no horário diurno; proposta de reajuste salarial calculada em 38%; melhorias das condições de trabalho (equipamentos sucateados em geral), bem como ao ac rdéficit de profissionais nas escalas de plantão.
O diretor Rodrigo Rosas, informou que esteve reunido com as irmãs do ISMEP, em 14 de abril passado, onde foram levadas às reivindicações da categoria. Por sua vez, eles pontuara que medidas estão sendo tomadas para consertar os equipamentos quebrados e corrigir outras falhas. Sobre o reajuste salarial, contratação de segurança diurno e o aumento de plantonistas para garantir melhorias no fluxo de atendimento, o ISMEP alegou que no momento não tem recursos financeiros, depende de repactuação contratual junto à Secretaria Estadual de Saúde (SES). Já houve solicitação. Todovia, nenhuma resposta efetiva da SES.
“Acredito na luta, articulação e força da nossa categoria para alcançarmos nossos objetivos. Mas. precisamos ampliar a participação dos colegas”, ressaltou Rodrigo Rosas.
Diante dos fatos apresentados, os médicos plantonistas deliberaram dar continuidade ao movimento, com aprovação de visita à UPA Olinda; ofício ao Cremepe, solicitando fiscalização o mais breve possível; além de campanha de exposição na Mídia, com tom informativo, sobre a atual situação daquela unidade de saúde olindense.
O Simepe seguirá firme em defesa dos direitos dos médicos plantonistas da UPA Olinda, visando garantir melhorias da assistência à população da cidade.
Imagem: SES
Fonte: Simepe