Após dois dias de debates sobre a Medicina no Brasil, encerrou na sexta-feira, 30 de junho, a 14ª edição do Encontro Nacional de Entidades Médicas (Enem), em Brasília. A Federação Médica Brasileira esteve presente delegados médicos, estudantes de medicina e assessores, em uma comitiva de mais de 65 pessoas que representa os sindicatos de base de todas as regiões do país.
A presença da maior Federação de Médicos do Brasil reforçou o compromisso em defesa da Medicina de qualidade, acessível a todos e que luta incansavelmente pela valorização do trabalho médico. “Esse foi um evento em que retomamos entre as entidades médicas, o debate sobre a Medicina. Reunimos nossos sindicatos de base e reforçamos e ampliamos a nossa marca”, destaca o presidente da FMB, Tadeu Calheiros ao citar que os debates foram consistentes.
“O relatório apontará as diretrizes que nortearão o posicionamento das entidades médicas,. É com base nesse documento que vamos conduzir os trabalhos da FMB e em nossos sindicatos de base”, continua Tadeu.
Entre os eixos de discussão esteve formação médica, mercado de trabalho e sistemas de saúde público e suplementar. O relatório do evento, aprovado pelos 300 delegados médicos será divulgado em 30 dias. O documento final do Enem 2023 será encaminhado às autoridades competentes e conterá as contribuições do movimento médico para a formulação de iniciativas de defesa da saúde e da medicina.
Havia cinco anos desde a última edição do Enem, que além da FMB, teve delegados do Conselho Federal de Medicina (CFM), Associação Médica Brasileira (AMB), Federação Nacional dos Médicos (Fenam) e Associação Nacional dos Médicos Residentes (ANMR).