O Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe), esteve nesta quinta-feira (11), no Hospital Regional Dom Moura (HRDM), em Garanhuns, para verificar as reais condições do equipamento que atende a demanda de 23 municípios da região. A blitz realizada atendeu a solicitação dos médicos que atuam no equipamento de saúde e, infelizmente, enfrentam cotidianamente problemas com a estrutura física do HRDM, bem como com a escala defasada de profissionais. Representaram o Simepe na ação a vice-presidente do sindicato Ana Carolina Tabosa, e os diretores sindicais Mário Jorge Lobo, Robson Miranda, Jonny Vitor, Felipe Lira e Eveline Magalhães.
A vice-presidente, Ana Carolina Tabosa, destacou que dentre os muitos problemas pontuados ao longo da visita, chamou a atenção o fato da sala dos pacientes com problemas respiratórios estar tomada por fungos e a defasagem na escala profissional, fazendo com que os pacientes tenham a oferta de serviço suspensa em alguns dias da semana. “ É uma situação lamentável a que se encontra o Dom Moura. Um equipamento projetado em uma época em que a população da região era muito menor do que a atual, e que infelizmente vem sofrendo com a ausência de reparos necessários. A infraestrutura é precária, o que dificulta o atendimento prestado pelos colegas, assim como a exposição dos pacientes”, declarou.
Ana Carolina pontuou ainda as dificuldades enfrentadas na pediatria e na maternidade do HRDM. “Essas duas alas precisam de um olhar mais ostensivo. Devido ao período de sazonalidade que atravessamos, há uma elevação nas demandas e é preciso um olhar mais atento para que seja garantido à população uma assistência de qualidade. Na maternidade, com o quantitativo de especialistas insuficiente, há um problema de suspensão do serviço em alguns dias da semana, fazendo com que gestantes se desloquem para outros equipamentos em busca de atendimento, a exemplo de Caruaru e Recife”, finalizou.
O Simepe reafirma seu comprometimento com a categoria e segue atento, cobrando soluções urgentes, para que os médicos e a sociedade local tenham o atendimento garantido.
Fonte: Simepe