O que levar em conta na hora de escolher uma residência médica? Como se preparar para o processo seletivo? Esses foram alguns dos pontos abordados pela médica Aurileide Coutinho, residente em Clínica Médica, na primeira noite do III Simpósio Acadêmico Aspirante. O evento foi conduzido pela Coordenadora Geral do Núcleo Acadêmico, Brenda Melo, e contou com a participação do diretor do Sindmepa e idealizador do projeto Acadêmico Aspirante, Waldir Cardoso.
Ele deu as boas-vindas aos estudantes e destacou a importância da organização dos acadêmicos para o fortalecimento do sindicato dos médicos. Lembrou que o Sindmepa é pioneiro na iniciativa de associar acadêmicos porque sabe da importância da renovação para a entidade.
A médica Aurileide Coutinho aconselhou os alunos a escolherem o local que desejam realizar a residência médica e estudar com base no processo seletivo da instituição e ainda deu dicas sobre como usar a internet a seu favor na hora dos estudos.
O médico Onco Hematologista, Thiago Carneiro, explicou aos acadêmicos as peculiaridades de cada Pós-graduação médica e os títulos que cada uma oferece. Professor do curso de medicina da UEPA, Carneiro destacou que é fundamental que o médico continue se aperfeiçoando e elogiou a iniciativa do Núcleo Acadêmico do Sindmepa em promover o evento.
“Os passos necessários para uma carreira médica de sucesso foram todos abordados. A gente fica impressionado como ainda falta esse interesse e essa clareza para o acadêmico. O que vimos aqui era para ser todo ano reproduzido para que a gente consiga entregar bons médicos para a sociedade, médicos que serão felizes, plenos e satisfeitos”, ressaltou Thiago Carneiro.
Para falar sobre empreendedorismo médico o Núcleo convidou o neurocirurgião e educador financeiro, Francinaldo Gomes. O médico é criador das estratégias “Enriquecer faz bem à saúde” e “Meta médico”, ele expôs aos acadêmicos formas de criar startups que solucionem problemas no meio médico e falou sobre como ser um empreendedor.
Marcelo Seixas, acadêmico do 1° semestre de medicina na Universidade Federal do Pará, participou do Simpósio como ouvinte e comentou sobre a importância em se abordar o tema. “Eu achei um ótimo evento. Falou sobre pautas importantes e coisas que a gente não estuda na Universidade. Empreendedorismo é algo fundamental para a gente no mercado de trabalho atual”.
Já o médico oftalmologista especialista em retina, Heriberto Neto palestrou sobre as possibilidades de carreira médica nacional e internacional. Ele contou sua experiência na especialização que realizou nos Estados Unidos e aconselhou os acadêmicos a ampliarem os horizontes com experiências que agreguem a formação.
A última programação da noite foi uma oficina em Currículo Lattes com o acadêmico de medicina e mestrando em epidemiologia e vigilância em saúde, Márcio Marvão.
“O que me chamou mais atenção é que eu posso unir o que foi dito, ser uma profissional completa, fazer o que eu gosto, ganhando dinheiro, estando realizada com isso e satisfeita”, resumiu a acadêmica do 11° semestre da Unifamaz, Luciana Alencar.
A diretora de eventos do Núcleo Acadêmico, Ana Paula Xerfan, responsável pela organização do Simpósio, ressaltou a participação dos palestrantes no evento: “Foi um evento incrível com temáticas essenciais para todo profissional. Os palestrantes conseguiram fazer um evento coeso onde todas as informações foram repassadas de forma brilhante”.
O III Simpósio Acadêmico Aspirante segue na noite desta sexta-feira (19) com as apresentações dos resumos inscritos no evento. Os trabalhos serão avaliados por Rita Medeiros e Caio Botelho e os três primeiros colocados serão premiados.
Fonte: Sindmepa