A 14° Conferência Estadual de Saúde do Pará reuniu profissionais, usuários e gestores de saúde durante três dias para debater melhorias e a qualidade do serviço público de saúde do Estado. No último dia de Conferência realizado ontem (25), as palestras abordaram quatro eixos temáticos: o Brasil que temos, o Brasil que queremos; o papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas; garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia; e amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas.
A diretora do Sindmepa, Nástia Irina, participou da Conferência representando o segmento dos trabalhadores de Santarém. A médica contribuiu ativamente na discussão sobre o papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas. Nástia Irina defendeu o fortalecimento e a autonomia dos Conselhos de Saúde na formulação de políticas públicas para o SUS que atendam às necessidades da população.
“A Conferência foi muito relevante porque a partir dela nós pudemos avaliar as estruturas de saúde no estado do Pará e também o papel dos Conselhos de Saúde. O nosso entendimento é que cada vez mais temos que caminhar para que haja o efetivo controle social em que a população esteja representada pelos conselheiros no sentido de ter autonomia em relação às propostas de política da gestão”, reforçou a diretora.