Nesta quarta-feira (5), o Simepe, representado pelo presidente Walber Steffano e o diretor Carlos Eduardo, participou da reunião com o Grupo de Trabalho formado para realizar a reestruturação do Sassepe. O encontro aconteceu na Secretaria de Administração (SAD) e contou com a presença da secretária de Administração Ana Maraíza, o presidente do Instituto de Recursos Humanos (IRH) João Victor Falcão, representantes da Procuradoria e Controladoria do Estado, da Secretaria da Fazenda, Casa Civil, do Poder Legislativo, assim como do Sindicato dos Hospitais da Rede Privada de Pernambuco.
Durante a reunião, foi apresentado um diagnóstico sobre a situação do Sassepe. Uma análise geral do cenário, na qual mostrava o histórico do sistema de assistência à saúde, suas receitas e custos, e os desafios para a sua reestruturação. Hoje, o Sassepe tem cerca de mais de 170mil beneficiários e uma receita de pouco mais de 50 milhões mensais. Porém, os gastos de cada mês ultrapassam 70 milhões, refletindo em um déficit de 20 milhões. O que é bem preocupante.
Todos os números foram levantados por meio de auditoria e o intuito do Grupo de Trabalho é traçar metas que solucionem os problemas encontrados e que perduram há anos.
“Nós entendemos tudo que foi apresentado e a necessidade da realização de uma auditoria de forma ética e organizada, mas precisamos de um norte com urgência quanto ao pagamento dos honorários médicos. É inadmissível nós estarmos em abril e ter médico com salário atrasado de 2022. Precisamos ter mais celeridade nesse quesito, com clareza e assim renovar a credibilidade com os profissionais que estão com seus compromissos em cheque”, ressaltou Walber Steffano.
O presidente do IRH assumiu o compromisso de acelerar o plano de pagamento dos médicos junto as cooperativas responsáveis e intermediação do Simepe. A segunda reunião do Grupo de Trabalho será realizada no próximo dia 19 de abril.
Fonte: Simepe