Acadêmicos do curso de medicina da Universidade do Estado do Pará – Campus Marabá realizam manifestações nesta quarta-feira (29) em reivindicação à contratação de docentes classificados no Processo Seletivo Simplificado, Edital n° 07/2023. No total, 13 professores foram classificados, mas apenas dois estão em processo de contratação. Os acadêmicos se reuniram hoje pela manhã em frente à UEPA Marabá e às 16h estarão concentrados na Secretaria de Saúde do município. O Sindmepa irá solicitar audiência ao reitor da Universidade para discutir a situação.
Em nota o Centro Acadêmico de Medicina de Marabá (CAMMAB) frisa que o PSS foi realizado de modo a extinguir a falta de professores no curso, problema denunciado desde dezembro de 2022.
“Já prevíamos esse cenário no final do último semestre. Nos organizamos, procuramos contato com a gestão superior da UEPA, não tivemos resposta, então expomos a situação, lançando uma nota. A reitoria nos atendeu em reunião, nos prometeu uma medida rápida para resolver o problema de agora. Essa medida foi a realização de Processo Seletivo Simplificado”, conta uma aluna.
A justificativa para o indeferimento das 11 candidaturas dada pela Universidade seria a “grande quantidade de vagas oferecidas anteriormente para o curso”. Entretanto, o Projeto Pedagógico do Curso afirma ser necessário 101 professores efetivos, mas haveria apenas 24 docentes contratados.
Fonte: Sindmepa