Neste dia 8 de março, data especialmente dedicada às mulheres, o Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe), representado pelo presidente, Walber Steffano, a secretária-geral, Claudia Beatriz e o diretor Rodrigo Rosas, participou de reunião na sala das Comissões da Câmara Municipal do Recife, onde encaminhou projeto formulado pela entidade ao vereador Tadeu Calheiros, que pretende beneficiar milhares de profissionais de saúde que estão grávidas. O documento busca uma paridade das servidoras públicas municipais gestantes e lactantes às regidas pela CLT e recebeu apoio de representantes de sociedades de especialidades médicas.
De acordo com o projeto, a ideia principal é que, logo após a confirmação da gravidez, as servidoras sejam afastadas dos ambientes insalubres de trabalho para a preservação da própria saúde e da saúde do bebê. O afastamento deve perdurar durante toda a gestação e o período de lactação.
“Vamos levar o texto para análise dos colegas parlamentares, solicitando o apoio e a sensibilidade junto ao poder executivo. A melhor forma de homenagear as mulheres é através de ações concretas. A preservação da saúde é uma das nossas maiores causas” disse o vereador Tadeu Calheiros
Para o presidente do Simepe, Walber Steffano, a reunião foi importante, uma vez que foi discutida a finalidade do projeto, que visa garantir a saúde e o bem-estar das servidoras públicas municipais gestantes e lactantes do Município do Recife. “ Nós entendemos que esse projeto precisa ter paridade em relação aos ambientes insalubres das gestantes e lactantes, no âmbito da rede municipal. Estamos solicitando, através do vereador e representante da saúde, Tadeu Calheiros, para que seja levada essa discussão para o plenário da Câmara Municipal do Recife. O projeto é muito relevante para as médicas, como também para todas as servidoras municipais do Prefeitura do Recife”, destacou.
Fonte: Simepe