O II Encontro de Comunicação da Federação Médica Brasileira – “Como se comunicar melhor com os médicos?”, e a preparação para o ENEM 2023, encerrou após dois dias de intensos trabalhos em Fortaleza. O evento foi realizado pela FMB e com total dedicação da equipe do Sindicato dos Médicos do Ceará na organização e condução das atividades.
“Um grande evento que reuniu os dirigentes da FMB, dos nossos sindicatos de base e profissionais de comunicação desses sindicatos com o único objetivo de fortalecer e dar visibilidade às nossas ações. Atualizamos e reforçamos a pauta sindical e estamos prontos para ir ao Enem em junho, em Brasília”, comenta Tadeu Calheiros, presidente da FMB.
O presidente do Sindicato dos Médicos do Ceará, Leonardo Alcântara, destacou a satisfação da Entidade em realizar e sediar o encontro. “Confraternizar, estreitar laços e debater a pauta médica foram os objetivos traçados e alcançados nesse evento. Muito satisfeito em ter recebido esses amigos aqui em Fortaleza. É um momento de crescimento para a FMB e também para todos os sindicatos que estiveram conosco”, destacou.
O evento, teve a presença de representantes dos sindicatos médicos do Acre, Alagoas, Amazônia, Anápolis, Grande ABC, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina e Tocantins.
A Carta de Fortaleza será compartilhada nos próximos dias.
II ECOM
Com o tema “Como se comunicar melhor com os médicos?”, o II Encontro de Comunicação das Entidades Médicas teve a apresentação de cases dos sindicatos e também, de produtos e serviços de empresas que atuam no setor.
O Secretário de Comunicação da FMB e diretor do Sindicato do Ceará, Edmar Fernandes, avaliou o sucesso do encontro. “Conseguimos realizar, em Fortaleza, o II Encontro de Comunicação da FMB. No primeiro momento, foram discutidas todas as ferramentas e os debates sobre como chegar melhor nos médicos de todo o Brasil. No segundo dia conseguimos debater diversos assuntos que vão ser levados ao Enem, em Brasília, como escolas médicas, saúde suplementar e direitos e deveres da nossa categoria. O encontro foi um sucesso e já estamos ansiosos pelo nosso próximo encontro”, avaliou.
PALESTRAS
“Criative-se: as estratégias de comunicação do Sindicato dos Médicos do Ceará”, apresentada pela coordenadora de Marketing da Entidade, Brenda Vieira, destacou como a implantação de um setor de comunicação interno foi fundamental para o desenvolvimento de ações que resultaram no aumento do índice de satisfação do cliente, dos serviços, no reconhecimento de marca e na redução de custos. Entre as estratégias citadas: branding, nova identidade visual, planejamento, assessoria de imprensa e conteúdo de valor nas plataformas de comunicação. “Hoje, temos uma comunicação consolidada. Um maior dinamismo em nossa produção de conteúdo, a qualidade evoluiu, também conseguimos customizar os projetos, realizar campanhas e atender as demandas em uma maior celeridade”, destacou Brenda.
TRÁFEGO PAGO
A Agência MCA – Branding, Marketing e Publicidade, responsável pelo gerenciamento de comunicação do Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe), apresentou a palestra “A força do tráfego pago alinhado a uma estratégia de marketing digital utilizando B.I, com foco em conversão de novos associados. A palestra foi apresentada pelo assessor de imprensa, Charles Andrade. Entre as estratégias, o jornalista citou a criação do SimepeCast, um podcast semanal. “Uma das estratégias que adotamos para trazer novos seguidores e, consequentemente, novos clientes e associados foi através do podcast”, citou. Para a realização de tráfego pago destacou: pixel instalado no site e na ferramenta de imboud; importação para ferramenta de B.i.; análise de dados no B.i. e planejamento de retargeting; dividir o retargeting em várias fontes com o link; e conversão do lead na ferramenta de CRM.
NOVA COMUNICAÇÃO
O diretor de Comunicação do Sindicato dos Médicos do Pará (Sindmepa), Wilson Yoshimitsu Niwa, apresentou a case “Uma nova comunicação”, e apontouue as redes sociais da entidade se tornaram um excelente meio para orientar os novos associados e despertar o interesse daqueles que desejam ser sócios. Apontou ainda que a comunicação do Sindmepa tem o objetivo de trabalhar diferentes públicos, não só médicos, mas acadêmicos e comunidade. Referiu que a comunicação do Sindmepa tem o objetivo de trabalhar diferentes públicos, não só médicos, mas acadêmicos e comunidade. “O Núcleo Acadêmico tem um programa que se chama Aspirante, em que os estudantes de medicina se cadastram no sindicato como pretenso futuro sócio, e quando ele se inscreve como potencial, ele tem os mesmos benefícios que o sindicalizado tem, como consulta e assessoria jurídica”, explicou.
REFERÊNCIA MINEIRA PARA OS MÉDICOS
O Sindicato dos Médicos de Minas Gerais apresentou a palestra “Sinmed-MG: uma referência na defesa dos direitos dos médicos mineiros”. A case de sucesso foi apresentada pelo presidente Jordani Campos e pela coordenadora administrativa, Rosângela Fernandes. O enfoque foi como a comunicação trabalha com seus associados, como, por exemplo, por meio de suporte às redes sociais dos profissionais; produção de conteúdo para sites e blogs; assessoria de imprensa; media training; e elaboração de textos diversos. “O portfólio é o produto forte da nossa comunicação. Investimos pesado no marketing, para realmente trazer esse médico para fidelizar, atender as necessidades dele, seja profissional ou pessoal”, destacou Rosângela.
ASSESSORIA DE IMPRENSA
As jornalistas Karla Rodrigues e Renata Benevides, sócias da Capuchino – agência responsável pela assessoria de imprensa do Sindicato do Ceará, apresentaram a palestra “A importância da Assessoria de Imprensa na comunicação”. De acordo com as sócias, a metodologia utilizada pela Capuchino envolve como estratégia o contato contínuo com o cliente e o resultado.
PESQUISA E ANÁLISE DE DADOS
“A pesquisa e análise de dados para definição de estratégias junto ao target” foi apresentada pela diretora de projetos da Cuali Pesquisa, Regina Timbó, e pelo gerente de projetos, Wesley Morais. Eles abordaram a importância das pesquisas para conhecimento do perfil do público-alvo, melhorias na gestão e desenvolvimento de projetos para empresas, citando o Sindicato dos Médicos do Ceará como um dos seus cases.
BRANDING MÉDICO
Carla Cavalheiro, jornalista, sócia diretora da INHALT Com, agência que assessora a FMB desde a sua fundação, apresentou o tema “Publicidade Médica: Doutor, será que estás fazendo isso certo?”, abordando questões sobre a presença dos médicos nas redes sociais, como um alerta para a importância do cuidado com a imagem e o respeito que a sociedade tem pela profissão. “Eu sempre alerto que é muito importante o médico estar atento ao que ele vai postar, o que ele vai fazer e, mais importante ainda, que ele esteja aliado a pessoas que entendam sobre publicidade médica”, afirma.
DESAFIOS DA COMUNICAÇÃO
Fernando Uberti Machado, Secretário de Assuntos Jurídicos da FMB e diretor do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) apresentou a palestra “Desafios para a comunicação médica na era da superinformação”. Destacou que o departamento de comunicação da entidade passa por um momento de reestruturação, que envolve reposicionamento estratégico, ampliação do leque interinstitucional, fortalecimento de parcerias institucionais, mudança no portfólio de serviços e “juvenilização” dos associados.
“O mais importante nesses eventos, em que os sindicatos se reúnem, é que compartilharmos experiências, do que temos feito em cada um dos nossos Estados, e que a gente consiga potencializar nossas ações, congregados com todos os médicos nessa era da superinformçação”, ressalta.
ENEM 2023
Após os debates sobre comunicação, os representantes dos sindicatos de base da FMB iniciaram as discussões para o Enem 2023, tendo como base quatro eixos: formação médica, sistema de saúde, mercado de trabalho e saúde suplementar.
O presidente da FMB, Tadeu Calheiros, destacou que o pré-Enem tem o objetivo de discutir a política de saúde atual no Brasil. “Aquelas questões que vão também influenciar no dia-a-dia de cada médico. Preparamos a pauta que vamos levar, proposições e atuações a serem discutidas de forma nacional, com direcionamento e posicionamento das entidades que defendem e buscam melhores condições para o trabalho médico”, encerrou.
Os eixos debatidos integram a Carta de Fortaleza, que será divulgada em breve.
Fonte: Sindicato dos Médicos do Ceará
#nóssomosafmb