O Sindicato dos Médicos de Alagoas vem a público ratificar que a alternativa mais eficaz para fixar médicos em cidades distantes dos centros urbanos, sobretudo os de difícil acesso e acentuada vulnerabilidade social, é a criação da Carreira Nacional de Médicos. Infelizmente, ao invés de investir nessa proposta, o governo federal insiste na continuidade do Programa Mais Médicos, que agora voltou com algumas novidades para os que permanecerem mais tempo no programa, todavia, nada comparável ao emprego efetivo com carreira de Estado.
O Sinmed Alagoas endossa a defesa de que seja dada prioridade aos médicos brasileiros, e havendo necessidade de preenchimento de vagas por estrangeiros, que os candidatos sejam submetidos ao Exame Nacional de Revalidação do Diploma. Entendemos que é fundamental garantir assistência à saúde de todos, incluindo os cidadãos que habitam as comunidades mais carentes do País, entretanto, a qualidade da assistência há de ser observada em primeiro plano, assegurando a estrutura adequada ao atendimento, e com profissionais capacitados para as boas práticas médicas.
Por fim, que a remuneração seja de fato atraente do início ao fim, e que as demais condições anunciadas referendem a valorização do trabalho médico, ética e dignidade das partes envolvidas.
Fonte: Sinmed-AL