Cerca de 80 médicos que atuam na rede estadual de saúde (capital e interior) participaram ontem (8/3) de um ciclo de estudos de atualização sobre o atendimento aos pacientes de tuberculose. O evento foi promovido pela SESAU, sob a responsabilidade da coordenadora do Programa Estadual de Tuberculose, enfermeira Alda Rodrigues.
Entre as palestrantes do evento constaram Dra Fátima Alécio, Dra Ana Cláudia Bastos, e Dr. Melk Belo – que mostraram a doença desde a origem, evolução, sua incidência na população e tratamentos atuais. A biomédica Telma Amorim abordou as possibilidades de diagnóstico realizadas no Laboratório Central de Alagoas (Lacen), orientando como proceder para resultados cada vez mais seguro. A ênfase do evento foram: diagnóstico precoce e o manejo clínico adequado de cada caso.
O secretário-adjunto da Saúde, Dr. Marcos Holanda, ressaltou a importância do investimento da Sesau com a atualização médica, e enfatizou que a qualidade de vida dos pacientes depende muito do primeiro atendimento, justamente o que é feito na ponta, ou seja, na própria região domicílio do paciente. Ele agradeceu a presença de colegas dos 70 municípios e lembrou que a rede ambulatorial de todo o Estado deve se manter preparada, e contar com profissionais qualificados para a melhor conduta possível. Outro representante da SESAU presente ao evento foi o Dr. Paulo Teixeira.
Fonte: Sinmed-AL