O Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) e a Prefeitura de Porto Alegre realizaram a primeira reunião da iniciativa em conjunto que irá rastrear as demandas médicas na área da saúde ocupacional. O encontro aconteceu na sede da entidade, nesta quinta-feira, 16, quando o presidente do Sindicato, Marcos Rovinski, o diretor de Políticas Estratégicas, Vinicius Souza, e o coordenador do Núcleo de Medicina do Trabalho e Medicina Legal da entidade, Vinícius Mello, receberam o coordenador de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (CGVS), Fernando Ritter.
A parceria inédita entre Simers e Prefeitura foi firmada em janeiro, visando a realização de visitas às equipes dos Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerests). As ações incluem a participação dos acadêmicos na Medicina do Trabalho, em agendas a serem definidas a partir de março. “É importante reconhecer que a fragmentação dos serviços em saúde ocupacional, pouca valorização do assunto em pautas de ensino, pesquisa e extensão prejudica o trabalhador e os profissionais que cuidam desse trabalhador, como exemplo os médicos”, destacou o coordenador Vinicius Mello.
Ainda em fevereiro, os gestores dos Cerests de Porto Alegre participarão de um dos programas de rádio do Sindicato, o Hipocast, para abordar como se dará o processo bem como traçar um panorama situacional atual na área de saúde do trabalhador.
Fonte: Simers