O Sindicato dos Médicos do Amazonas – SIMEAM, vem através dessa se posicionar a respeito da denúncia de uma suposta violência sexual, ocorrida no hospital público Galo Manuel Ibanez, em Nova Olinda do Norte, no corrente ano, por parte de um dos profissionais médicos que atuam nessa unidade de saúde.
Diante do que já foi amplamente divulgado nos veículos de imprensa, a Diretoria e Presidência do Sindicato quer reforçar sua posição inequívoca e diametralmente contra todo e qualquer tipo de violência sexual contra o ser humano.
No entanto, vivemos em um Estado Democrático de Direito, com processos penais e processuais claros que devem ser observados e executados pelos órgãos competentes. A todo cidadão é garantido a presunção de inocência, princípio do contraditório e a ampla defesa. Embora qualquer tipo de violência sexual seja um crime inaceitável, é necessário preservar a honra até que os fatos sejam apurados com profundidade, mediante a oitiva de todos os envolvidos e das necessárias perícias judiciais.
A assessoria jurídica da entidade adverte que todo cidadão tem o direito de se defender e acrescenta que a principal tarefa do princípio da inocência consiste em afastar o preconceito social que recai sobre os acusados.
Acreditamos que, tanto entidades e sociedade, devam aguardar o transcorrer e elucidação dos fatos, a fim de evitar uma possível e injusta execução de reputação em praça pública.
Como entidade sindical em favor dos profissionais médicos, o SIMEAM acredita na justiça do nosso país, nas autoridades constituídas e no estrito cumprimento da Lei, punindo os criminosos e inocentando quem não tenha cometido o crime!
Fonte: Simeam