Na manhã desta quarta-feira (04), o Sindicato dos Médicos de Pernambuco realizou uma vistoria no Hospital Municipal Mendo Sampaio, na cidade do Cabo de Santo Agostinho, para fiscalizar as denúncias dos médicos plantonistas. Verificou-se a falta de insumos e medicamentos básicos necessários para o funcionamento da emergência, a exemplo do Diclofenaco, Dramin, Omeprazol, Cmplexo B, Aerolin, Soro Glicosado, dentre outros. Os medicamentos de psiquiatria estão quase todos em falta, situação que não condiz com o fato da unidade hospitalar ser referência nessa especialidade na Região Metropolitana do Recife (RMR).
Há também a reclamação sobre o corte feito na equipe de manutenção pela prefeitura, prejudicando o funcionamento correto dos equipamentos de ar-condicionado na farmácia e nas salas de atendimento, obrigando a equipe médica a trabalhar com as janelas abertas. A alta demanda de pacientes é outro problema gravíssimo que reflete não só a insuficiência de profissionais na composição das escalas de plantão, uma vez que até às 10h da manhã, 50 pacientes já haviam sido atendidos, como uma grave insuficiência de cobertura da Atenção Primária, pois 90% dos atendimentos realizados eram de classificação verde.
A insegurança para os médicos em seu local de trabalho também foi verificada, já que não há equipe que faça o serviço de proteção do local, dos funcionários e dos pacientes, devido à área ser inadequada e ao histórico de problemas acumulados da unidade.
Os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) que chegam ao hospital não são suficientes e precisam ser racionados por plantão para que não faltem de vez. A secretária de assistência ao associado do Simepe, Malu David, e o diretor executivo Fernando Júnior ouviram as angústias dos profissionais para buscar por saúde de qualidade e por melhorias para a população que é atendida no Cabo de Santo Agostinho. O Simepe seguirá atento, em defesa dos interesses da categoria médica e cobrará medidas urgentes aos gestores públicos da cidade. Estamos aguardando a reunião com o senhor prefeito.