De forma híbrida, a Associação Sul-Riograndense de Medicina (ASMR) promoveu ao longo da manhã de sábado, 27, mais um encontro com médicos e acadêmicos onde foram debatidos assuntos diversos, tais como produção literária, cultura, política e eventos da Comunidade Médica local. O Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) foi representado no evento por seu presidente, Marcos Rovinski.
Organizado em dois grandes blocos, com cerca de uma hora de duração cada, a reunião focou na primeira parte sobre assuntos gerais. Nesse espaço, Rovinski relatou a experiência de promover o I Fórum Pró-Desenvolvimento da Saúde RS, que aconteceu no último dia 18, em Porto Alegre. Aos pares, foram apresentados os temas do congresso, bem como o que se deliberou e alinhou junto aos representantes políticos presentes, tal como o projeto de Carreira de Estado dos Profissionais Médicos, assunto amplamente discutido com os postulantes ao Piratini.
Na segunda e principal parte do encontro da ASRM, o professor titular da Ufrgs, Dr. Flávio Kapczinski, abordou os impactos da depressão e outros fatores com o aumento do suicídio nos diversos níveis sociais. De acordo com o psiquiatra, que é membro da McMaster University, uma das principais instituições de ensino público do Canadá, e referência em temas de saúde pública, alguns fatores como os excessos e a sobrecarga de trabalho, uso descontrolado de álcool e drogas, bem como o isolamento social, contribuem para a ascensão dos números de casos de depressão e a explosão nos índices de suicídio, inclusive no meio médico.
Vale ressaltar que, indo ao encontro da pauta apresentada, o Simers reitera sua preocupação com todos os médicos e médicas do Rio Grande do Sul e, desde 2020, possui um serviço exclusivo de apoio à categoria, no que tange ao apoio psiquiátrico. Por meio do SIM Saúde Mental, o Simers atua de forma complexa, com o objetivo de promover a saúde integral e o bem-estar do médico. Por isso, a entidade oferece o SIM Saúde Mental, com serviço especializado e benefícios especiais aos associados.
Fonte: Simers