O Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe) presta solidariedade ao movimento dos profissionais de enfermagem, no que diz respeito ao cumprimento da Lei Nº 14.343/2022. As entidades representativas dos direitos dos enfermeiros, técnicos de enfermagem e auxiliares lutaram, por décadas, pela criação do piso salarial da categoria.
Foi respeitando os trâmites legais do estado democrático de direito, que a lei foi apreciada e discutida em todas as instâncias, passando pelos poderes legislativo e executivo do país.
É preciso fazer-se cumprir o que regulamenta a lei sancionada, pois a aplicação imediata do Piso Nacional também é o reconhecimento e a valorização de uma categoria que tanto contribuiu no enfrentamento da pandemia de Covid-19.
Ressaltamos também, a necessidade de que fontes de custeio sejam destinadas à implementação do novo piso da categoria, garantindo a manutenção dos postos de trabalho em toda a rede de saúde, pública ou privada, no âmbito do Governo de Pernambuco e nas Prefeituras Municipais.
Fonte: Simepe