Na manhã de sexta-feira (16), gestores municipais de saúde do Recife se reuniram com representantes das categorias que atuam na saúde local para discutir as metodologias que serão utilizadas como critérios de avaliação para aplicação do programa Previne Brasil. Representado pelo diretor sindical, Carlos Eduardo Cunha, o Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe) participou do encontro realizado no Distrito Sanitário I, no bairro da Boa Vista, no Recife.
Segundo o diretor Carlos Eduardo, o momento é de avaliação sobre as formas de implementação do programa. “Fomos chamados pela secretaria de saúde do Recife para discutirmos as formas de repasse do programa Previne Brasil, instituído pelo Ministério da Saúde em 2020. Foram colocados em pauta durante o encontro o cronograma de repasse e as definições de valores das equipes de Saúde da Família. Na próxima semana iremos nos reunir novamente para dar seguimento no processo de diálogo sobre a aplicação do programa”, destacou Carlos.
O programa Previne Brasil foi instituído pela Portaria nº 2.979, de 12 de novembro de 2019. O novo modelo de financiamento altera algumas formas de repasse das transferências para os municípios, que passam a ser distribuídas com base em quatro critérios: captação ponderada, pagamento por desempenho, incentivo para ações estratégicas e incentivo financeiro com base em critério populacional.
Fonte: Simepe