O Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) recebeu nesta sexta-feira,12, ofício por parte do Hospital de Caridade Dr. Victor Lang, onde comunica a adesão parcial dos pleitos demandados pela categoria médica da instituição. Os profissionais, que por terem sido amplamente atacados em sua autonomia medica, sem nenhum critério técnico dos acusadores, decidiram por extinguir a relação de prestação de serviços junto ao (HCDVL).
Os médicos, que vinham tendo que conviver com a falta de insumos básicos e honorários defasados, sofreram ataques infundados em redes sociais, sem qualquer respaldo fático e/ou técnico.
Diante dos acontecimentos, a administração hospitalar aceitou negociar com a categoria, propondo o parcelamento dos valores das AIHs, em atraso, bem como a formalização contratual. Em contrapartida, a instituição requisitou dilação das negociações em mais 30 dias, na tentativa de acatar as demais reivindicações dos profissionais médicos, já que, os outros pleitos não dependem apenas do aceite da administração do hospital, mas do envolvimento de outros entes a citar o executivo municipal.
Em reunião virtual, coordenada pelo vice-presidente do Simers, Marcelo Matias e diretoras Márcia Barbosa, Daniela Alba e o delegado do Simers em Pelotas, Paulo Barragan, o corpo obstétrico decidiu acatar as propostas, porém salientou que os demais pedidos precisam ser discutidos, dentre eles a majoração do valor-hora, até o prazo final do aviso prévio, 21/09.
A Assessoria Política do Simers fará as devidas formalizações, além de propor novas reuniões com os poderes públicos locais. O Simers ressalta que a conquistas se reflete, também, às demais especialidades, não apenas obstetrícia.
Fonte: Simers