Na manhã desta sexta (12), o Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe) recebeu denúncia do Hospital Agamenon Magalhães, na Zona Norte do Recife, sobre problemas de retorno do esgoto sanitário para dentro do bloco cirúrgico obstétrico da unidade hospitalar. Desde a noite de quinta-feira, profissionais e pacientes enfrentavam transtornos na rotina dos atendimentos. O serviço foi restringido junto à central de leitos durante toda a noite, porém a internação de pacientes de demandas espontâneas seguiu ocorrendo e a unidade ainda recebeu transferências. A maternidade amanheceu com 18 pacientes internadas e 05 cesarianas indicadas, a serem realizadas pela equipe de obstetras do hospital.
Os reparos só foram iniciados na manhã de hoje e seguem ainda sem conclusão, submetendo a equipe de profissionais a trabalharem em condições desumanas, indignas, situação que expõe as pacientes a um risco maior de infecção, já que o ambiente deveria estar devidamente higienizado.
O Simepe já apresentou a demanda ao Conselho Federal de Medicina, bem como a direção do serviço de saúde e ao secretário estadual de saúde, solicitando as providências necessárias. O sindicato recomenda ainda, que até o término dos reparos, o setor seja esvaziado para a garantia do trabalho da equipe de engenharia, e da integridade física e a saúde de todas as pacientes que passam por intervenções na referida maternidade.
Fonte: Simepe