Nesta terça-feira (26), os diretores do Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe), Rodrigo Rosas, Malu David, Fernando Júnior e Adilson Morato estiveram reunidos na sede do sindicato com os médicos plantonistas do Hospital e Policlínica Jaboatão Prazeres. O objetivo do encontro foi repassar as informações da última reunião com o Secretário Estadual da Saúde do Estado de Pernambuco, André Longo e a secretária executiva de Saúde, Cristina Mota. Os gestores estaduais afirmaram que seria feita uma reorganização na escala de médicos plantonistas já para o mês de agosto. Além de uma majoração no valor do plantão extra para gerar novas possibilidades no preenchimento das vagas.
Segundo os médicos plantonistas de Jaboatão Prazeres, além das restrições nos plantões devido à escala incompleta, também há falta de segurança. Os profissionais da unidade já passaram por casos de ameaça, agressão e a segurança do local alega que o trabalho é realizado em defesa apenas do patrimônio. “Isso não tem nem sentido. A segurança tem que ser material e imaterial. A garantia da integridade física de todos os profissionais do hospital tem que existir”, ressaltou Malu David.
O Simepe também já solicitou uma fiscalização ao Conselho Regional de Medicina (Cremepe) e seguirá acompanhando e cobrando as devidas melhorias para que os médicos possam atender da melhor maneira os pacientes que buscam atendimento.
“Há muito tempo o Hospital e Policlínica Jaboatão Prazeres vem sendo esquecido pelo Governo do Estado. Há diversos relatos de abandono e ineficiência na gestão do equipamento. Nosso papel segue sendo feito pela valorização dos médicos, assim como a garantia de um atendimento adequado à população”, ressaltou Rodrigo Rosas.
Fonte: Simepe