Na noite desta segunda-feira (15/08), médicos obstetras que atendem na Maternidade Professor Bandeira Filho, estiveram reunidos com a diretoria do Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe), para discutir sobre as demandas trazidas pela categoria. O equipamento de saúde que fica no bairro de Afogados, no Recife, receberá nos próximos dias o Centro de Parto Normal (CPN), oferecendo à população seis novos leitos exclusivos no setor e a ampliação dos leitos do preparto e centro obstétrico, totalizando 16 leitos para mulheres em trabalho de parto. A grande preocupação dos profissionais médicos é quanto ao número de obstetras nas escalas para assistir todos os setores da unidade. É necessário que a triagem, a sala vermelha, o centro obstétrico e o CPN tenham profissionais disponíveis quando da ocorrência de chamados, a categoria solicita cinco obstetras escalados por plantões, ressaltam que boa parte do ano a equipe ficará com 1 profissional a menos em virtude de férias e licença prêmio. A secretária-geral do Simepe, Claudia Beatriz, e o diretor sindical, Adilson Morato, representaram a entidade médica no encontro.
“Há uma grande preocupação dos colegas médicos quanto à assistência às parturientes e a responsabilidade de cada profissional. Com a escala reduzida, esse serviço ficará comprometido gerando transtornos para os médicos, mães e familiares. Por isso, nós estamos solicitando a direção da maternidade o número de atendimentos e procedimentos do centro obstétrico, para análise levando em consideração as resoluções vigentes no momento, na sequência iremos encaminhar ao Conselho Regional de Medicina do Estado de Pernambuco (Cremepe) e a Prefeitura do Recife, as preocupações dos médicos e a análise dos dados em uma carta assinada por todos os profissionais médicos da maternidade”, destacou Claudia.
Ao final do encontro, ficou deliberada uma nova reunião para o próximo dia 08/09, às 20h, através de videoconferência. O Simepe segue cobrando e acompanhando, para que as demandas da categoria sejam solucionadas com a maior brevidade possível.
Fonte: Simepe