O presidente do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), Marcos Rovinski, participou do lançamento do Programa Consulta Solidária em Oftalmologia, uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre e a Sociedade de Oftalmologia do RS (Sorigs). O ato aconteceu na tarde desta sexta-feira, 22, no Salão Nobre do Paço dos Açorianos.
O objetivo da iniciativa é ampliar o número de consultas oferecidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), na Capital. Para se ter uma ideia da demanda, no mês de junho a fila de espera para consultas oftalmológicas, nas 13 subáreas da especialidade, era de 21.129 pessoas, sendo 6.202 para adultos.
Na oportunidade, Rovinski destacou a importância que o Sindicato confere a iniciativas como essa, voltadas à responsabilidade social. Ele citou a realização do Trote Solidário, promovida pelo Núcleo Acadêmico do Simers desde 2009, a qual vem mudando a realidade da recepção aos calouros de Medicina, em todo o Estado, a partir de ações voltadas à comunidade.
“O Simers se coloca à disposição para todos os projetos que ajudem a garantir mais qualidade de vida e de assistência à população. E que o Programa lançado hoje sirva de exemplo para toda a comunidade médica”, afirmou o dirigente.
Participaram do ato o secretário municipal da Saúde, Mauro Sparta; o presidente da Sorigs, Marcos Brunstein; o diretor do Departamento de Regulação Estadual da Secretaria Estadual da Saúde, Eduardo Elsade; a coordenadora-geral das Câmaras Técnicas do Conselho Regional de Medicina do RS (Cremers), Isabel Habeyche Cardoso; o diretor administrativo da Associação Médica do RS (Amrigs), Dirceu Rodrigues; a assessora técnica da SMS, Viviane Goulart; além de autoridades ligadas à área da Saúde.
Fonte: Simers