A diretora do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) Bruna Favero esteve na quinta-feira, 2, no Palácio Piratini, prestigiando o lançamento do Tele Oncoped, uma realização do Instituto do Câncer Infantil e a Secretaria Estadual da Saúde. A diretora Bruna Favero relatou a dificuldade de encaminhar pacientes com suspeitas de câncer infantil, no período em que trabalhou na atenção básica. “São muito contatos e etapas que precisamos vencer para encaminhar o paciente ao atendimento adequado”, contou a diretora do Simers. Agora, ela elogia este novo serviço, de teleconsultoria e telemedicina que vai agilizar na identificação e consequente tratamento adequado, afirmou.
Os profissionais da saúde devem ligar para o telefone 0800 511-2121 (ligação gratuita) e um portal (telemedicina.ici.ong), com o intuito de auxiliar profissionais da saúde a diagnosticar casos de câncer. O projeto também apoia a secretaria em ações de regulação e de capacitação dos profissionais da Rede de Atenção Básica, com o objetivo de melhorar os índices de diagnóstico precoce e, consequentemente, de cura do câncer infantojuvenil. O lançamento contou com a presença do governador Ranolfo Vieira Júnior, da secretária da Saúde, Arita Bergmann, e do superintendente e fundador do ICI, Algemir Brunetto.
O câncer infantojuvenil é a primeira causa de morte por doença na faixa etária de 0 a 19 anos no Brasil. Os principais sintomas que as crianças com câncer apresentam são comuns a outras doenças pediátricas mais prevalentes. Dessa maneira, só faz o diagnóstico de câncer o profissional que realmente pensa em câncer. A partir do canal disponibilizado pelo ICI, profissionais de atenção básica e unidades oncológicas de todo o Estado poderão telefonar para a equipe técnica qualificada do projeto, a fim de confirmar decisões e diagnósticos e garantir as melhores opções às crianças e adolescentes com suspeita de câncer. Poderão, assim, encaminhá-los o mais brevemente possível aos centros especializados.
Fonte: Simers