Na manhã desta quinta-feira (02), o presidente do Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe), Walber Steffano, a secretária-geral do sindicato, Claudia Beatriz, o presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado de Pernambuco (Cremepe), Mauricio Matos, e a representante da Associação Médica de Pernambuco (AMPE), Maria do Carmo Lancastre, em nome da classe médica que se mobilizou, através da campanha Médico Solidário, realizaram a entrega das doações arrecadadas nos últimos dias a ONG, Gris Espaço Solidário, no bairro da Várzea/Recife. A Gris é uma entidade que tem atuado diretamente no apoio a vítimas das chuvas que atingiram o Recife e Região Metropolitana, que de maneira trágica, deixa um saldo de mais pessoas que perderam a vida soterradas e outras milhares desalojadas ou desabrigadas.
Para o presidente Walber Steffano, o objetivo da campanha é contribuir com o recomeço de vida dessas pessoas, que num instante perderam tudo o que tinham. “A classe médica do estado encontrou nessa campanha, uma maneira de contribuir de forma direta com essas pessoas. A escolha da Gris se deu, mediante ao trabalho respeitoso que tem desenvolvido, de forma especial, com as famílias ribeirinhas das margens do Rio Capibaribe, na Várzea e que nesse momento, tem se dedicado a ajudar outras pessoas de outros bairros, que também enfrentam transtornos”, destacou Steffano. Ele solicita ainda que a categoria permaneça em campanha. “A situação é muito complexa e no momento é extremamente necessário que todos nós nos unamos em atos solidários como estes. Que todos nós, de alguma maneira, sigamos em mobilização para que continuemos prestando nosso apoio a essas pessoas. ”
O Projeto Gris, que fica no bairro da Várzea, Zona Oeste do Recife, percebeu a situação calamitosa trazida pelas chuvas, e se mobilizou para promover o apoio direto às vítimas desta catástrofe. Desde então, voluntários têm se revezado na produção diária de refeições para os desalojados em vários bairros da cidade, chegando a produzir mais de duas mil marmitas.