A diretora do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) Anice Metzdorf representou a entidade na solenidade de entrega de leitos pediátricos e psiquiátricos na Associação Hospitalar Vila Nova, nesta sexta-feira, 20. A inauguração contou com a presença do prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, secretário municipal de saúde, Mauro Sparta e demais autoridades que prestigiaram o ato que aconteceu no auditório do hospital. Foram inaugurados na última terça-feira, 17, 30 leitos de atendimento pediátricos e 33 leitos de saúde mental, todos para atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
O secretário de saúde do Município, Mauro Sparta, ressaltou a busca da gestão municipal em sanar a falta de leitos pediátricos que se tornou manchete em jornais de todo o Estado devido a superlotação, ato que tem sido tema de campanha difundida pelo Simers, que tem como objetivo alertar sobre a crise no atendimento pediátrico na Capital e Região Metropolitana e busca alternativas para aberturas de leitos pediátricos após fechamento em hospitais como São Lucas da PUC e Hospital Santo Antônio.
“Abrimos nos últimos 20 dias, 119 leitos pediátricos na capital em busca de diminuir a pressão que se encontrava nas emergências pediátricas. A secretaria de saúde buscou criar aproximadamente o número de leitos que foram fechados no passado.”, destaca o secretário municipal de saúde
Para AniceMetzdorf “Estivemos acompanhando a entrega de leitos que serão 10 leitos de emergência pediátrica e 20 leitos em enfermaria, além de 33 leitos psiquiátricos e é importante salientar que o Simers tem se mobilizado a cerca de dois meses com a campanha S.O.S Emergência Pediátrica e averiguando a necessidade de novos leitos pediátricos em Porto Alegre, após o fechamento de inúmeros leitos que tentamos resgatar neste momento. Acho extremamente interessante que o núcleo de pediatria da entidade esteja envolvido neste processo com os nossos gestores para que possamos compensar os pacientes infantis”, enfatiza a diretora do Simers.
Fonte: Simers