A Federação Médica Brasileira, representada por seu secretário de Comunicação, Edmar Fernandes, pelo ex-presidente Casemiro do Reis Júnior e pela presidente do Sindicato dos Médicos de Rondônia, Flávia Lenzi, esteve reunida com o presidente do Conselho Federal de Medicina, Hiran Gallo, em Brasília, para debater sobre a regulamentação da Telemedicina.
“É inevitável e necessária a regulamentação da Telemedicina. Um dos questionamentos, no entanto, está relacionado à primeira consulta ser virtual. Esse é o debate que estamos tendo na FMB”, destaca Edmar.
Para Casemiro, a reunião serviu para que os dirigentes sindicais tomasse ciência do documento. “A telemedicina, por não ter uma regulamentação, estava sendo pautada pelo mercado, com a telemedicina em farmácia, por exemplo. Particularmente considero um avanço ter o CFM por trás da regulamentação para balizar as questões éticas desse processo, ainda que seja necessário discutir sobre a questão da primeira consulta, se é presencial ou on-line”, afirma.
De acordo com a presidente do SIMERO, a regulamentação da Telemedicina contribuirá para a atividade médica. “Acredito que o ponto divergente e que gera questionamentos é, como citado, sobre a primeira consulta. Vamos discutir sobre isso”, destaca Flávia Lenzi.