A secretária-geral do Simepe, Claudia Beatriz Andrade e o diretor Rodrigo Rosas se reuniram na tarde desta terça-feira, 17, com os médicos plantonistas obstetras e gestores do Hospital Barão de Lucena (HBL) – Ângela Santos e Renata Bezerra, com objetivo de discutirem a assistência às mulheres ginecológicas e patologias da mama que entram pela Emergência da maternidade de alto risco. Vale ressaltar que essas pacientes ocupam leitos de mulheres gestantes de alto risco. Por se tratarem de patologias ginecológicas, as mulheres ficam internadas no setor de observação do hospital, por mais de 24h até uma semana em algumas situações. O problema causa transtorno, fere o cuidado com às mulheres, prejudica assistência no fechamento de diagnóstico
Durante a reunião, os médicos relataram ainda as dificuldades, preocupações e necessidades internas. Eles frisaram que, nos últimos meses houve um aumento crescente de demandas e atendimentos no serviço, o que causa transtornos e implica diretamente na qualidade de atendimento às mulheres. Os casos mais graves são encaminhados para o bloco cirúrgico ou para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
O Simepe solicitou a garantia de um profissional que possa dar assistência às mulheres internadas na emergência obstétrica, com o devido cuidado e resolutividade do problema. O outro pedido diz respeito aos procedimentos que não sejam de urgência – considerados de eletivos – sejam feitos pela clínicas especializadas e não sobrecarreguem o plantão, exemplo: biopsias. Foi solicitada também que houvesse um fluxo interno, com relação à essas pacientes, e respeito a autonomia médica quanto ao ambiente cirúrgico – centro obstétrico ou bloco cirúrgico geral, para os procedimentos. Todas essas questões internas ficaram de serem resolvidas pela gestão do HBL
É importante destacar que o Simepe solicitou à Secretaria Estadual de Saúde (SES) reunião para discutir a pauta de forma integrada na rede estadual de saúde.
Nova reunião ficou proposta para ser realizada na unidade, com 30 dias, com objetivo de avaliação e acompanhamento das ações.
Fonte: Simepe