Uma nova reunião tendo como pauta o real cenário na área de recursos humanos do Hospital Psiquiátrico São Pedro (HPSP) foi realizada na manhã desta terça-feira, 12, pelo Núcleo de Psiquiatria do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (NuPsiq Simers). A iniciativa contou com a participação de representantes do Grupo de Trabalho criado para tratar das demandas da instituição de saúde, que sofre com a falta de médicos e demais profissionais.
Na oportunidade, o NuPsiq Simers reiterou o pedido de informações tanto sobre o concurso público realizado pela Secretaria Estadual da Saúde (SES), voltado à contratação de pessoal para o HPSP, como sobre a atual relação dos servidores, setores para os quais foram nomeados e onde estão efetivamente cumprindo suas funções. As dúvidas levaram o Sindicato a encaminhar um ofício à SES, há mais de dez dias e ainda sem resposta.
De acordo com o diretor-geral do Simers e coordenador do Núcleo, o psiquiatra Fernando Uberti Machado, os documentos buscam saber a realidade do quadro funcional de um dos hospitais que é referência em assistência psiquiátrica em Porto Alegre e na região Metropolitana.
“Hoje, o São Pedro enfrenta não apenas a falta de médicos psiquiatras, mas de diferentes profissionais, o que coloca em risco o atendimento. Por isso, é fundamental avaliarmos a situação de todos os profissionais, os setores para os quais os atuais servidores foram nomeados e onde efetivamente estão cumprindo suas funções”, afirma Fernando.
Durante a reunião, também foi discutida a necessidade de se garantir os exames complementares para os pacientes do Hospital, tema que também está em pauta junto à Prefeitura de Porto Alegre.
Participaram da reunião do GT a chefe da Divisão de Políticas Transversais da SES, Marilise Fraga de Souza; a diretora técnica do HPSP, Liliane Dias de Lima; o deputado estadual Thiago Duarte; os integrantes do NuPsiq Simers, os psiquiatras Rogério Cardoso, Vilma Cidade da Silva, Gabriela Schuster, Luciana Mesko e Graziela Stein; além dos assessores jurídicos e políticos do Sindicato.
Fonte: Simers