A presidente do Simepe, Claudia Beatriz e integrantes da diretoria se reuniram On-Line, na noite desta quarta-feira, dia 06/04, com os médicos obstetras plantonistas da Maternidade Barros Lima, localizada em Casa Amarela, Zona Norte do Recife. O objetivo do encontro virtual foi discutir a situação caótica dos últimos dias com o número extremamente reduzido de obstetras e o grande volume de atendimentos, além das constantes ameaças que a categoria vêm sofrendo, que culminou com a necessidade de acionar a Polícia Militar, para garantir a retomada dos atendimentos na última terça-feira a noite (05/04).
O Simepe reiterou durante a reunião a necessidade da maternidade ter mais obstetras no serviço para atender bem à população. Os médicos estão sobrecarregados, estressados e exaustos, diante do volume de demandas, e sinalizam a necessidade de cinco obstretas em cada plantão. Os profissionais reclamam a demora para se recompor as equipes e externam a insatisfação com a falta de respeito da central de leitos as medidas de restrição do plantão.
A categoria aprovou por unanimidade a cobrança da nomeação imediata de novos profissionais para completar as escalas, o cumprimento pela Central de Leitos da Resolução Cremepe 03/2010- que fala da autonomia do médico em restringir o plantão quando verificada a TOTAL ausência de condições de receber novos pacientes, a cobrança do reforço da segurança policial junto à Gestão do serviço e Secretaria de Defesa Social (SDS).
O Sindicato junto com representantes dos obstetras irão apresentar as decisões a Direção Médica do serviço e debater as reivindicações.
Fonte: Simepe