O diretor do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) Daniel Sauer Wolf liderou equipe da entidade médica que realizou visitas técnicas a unidades de saúde do município de Charqueadas, nesta terça-feira, 8. Em contato com profissionais que atendem nestes locais, chegou a conclusão que há necessidade de mais médicos.
Em suas visitas técnicas e no contato com os médicos que atuam nas unidades , ficou evidente que o município está com dificuldades na contratação de profissionais. A situação agrava-se com pedidos de exoneração e de demissão de profissionais, salienta Wolf.
“Nos parece que a melhor alternativa seria definir um plano de carreira para os profissionais médicos para que sejam valorizados e continuem atendendo nas unidades de saúde do município”, explicou o diretor Daniel Sauer. Este plano de carreira está em análise e poderá resolver o atual momento de dificuldade em contratar e manter os médicos na cidade, diz.
Este cenário foi confirmado na visita feita à Secretaria Municipal da Saúde, a partir de contato com a assessoria jurídica do órgão. A transformação das unidades de saúde em atendimento de 20h está em estudo e é uma alternativa em análise.
Charqueadas conta com 12 unidades de saúde que são responsáveis, em média, por até 3 mil pessoas. Mas, há locais em que os atendimentos somam mais 500 pacientes que não estão cadastrados.
Fonte: Simers